Procurar no portal

CONSUNI cria centro de políticas de água e secas, reestrutura atendimento à saúde para alunos e servidores e converte UFC Informa em secretaria

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará, em reunião ordinária realizada na manhã desta sexta-feira (17), aprovou, entre outras pautas, a criação de um novo órgão suplementar vinculado à Reitoria, o Centro Estratégico de Excelência em Políticas de Água e Secas (CEPAS). O processo foi relatado pelo Prof. Wandemberg Ferreira, do Departamento de Física, e trouxe à discussão, além da minuta da resolução que oficializa o equipamento (o qual substitui o Núcleo de Pesquisas em Águas Subterrâneas, Superficiais e Atmosféricas da UFC), o regimento interno e a lista de laboratórios e núcleos integrantes. Na mesma sessão, houve reestruturação interna da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), que reorganiza o atendimento médico e odontológico para estudantes e servidores, dentre outros serviços. Por fim, os conselheiros aprovaram a transformação da Coordenadoria de Comunicação e Marketing em Secretaria de Comunicação e Marketing (UFC Informa).

O reitor Custódio Almeida socializou a informação de que a UFC deve deixar o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC). Segundo o presidente do Conselho, a medida se deve a discordâncias na formatação e administração do programa, bem como sobre a natureza dos vínculos trabalhistas de professores e tutores. “A ideia é repensar todo o campo do ensino semipresencial na nossa Instituição, concebendo um modelo que pode inclusive ser inspiração para o Brasil”, adiantou.

Imagem: Foto panorâmica mostra os conselheiros do CONSUNI sentados ao plenário. (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

No tocante ao CEPAS, serão agregados ao novo centro os seguintes laboratórios de pesquisa das unidades acadêmicas que se dedicam ao universo das seca, recursos hídricos e temas transversais: Laboratório de Gerenciamento do Risco Climático para a Sustentabilidade Hídrica (GRC); Laboratório de Monitoramento e Alerta Precoce de Secas; Laboratório de Injeção de Água, Óleo, Gás e CO2 em Rochas-Reservatório (ICARE6); Laboratório de Estudos da Violência (LEV); Laboratório de Hidráulica Computacional; Laboratório de Hidrologia Isotópica; Laboratório de Hidrogeologia (LABHI); Laboratório de Mecânica dos Solos e Pavimentação (LMSP); Laboratório de Eletrônica e Mecânica Agrícola (LEMA); Laboratório de Simulação Hidrológica; Laboratório de Qualidade e Tratamento de Água (SELAQUA); Laboratório de Recursos Hídricos (LRH); Laboratório de Cartografia Social e Geoprocessamento (LABOCART); Laboratório de Geotécnica e Prospecção (LAGETEC); Signal and Information Processing for Data Analysis and Learning Systems (SPIRAL); Grupo de Pesquisa em Alocação de Água, Participação Social e Democracia (ALOCAR); Laboratório de Processos Oxidativos Avançados (LABPOA); Earth Observation Laboratory (EOLLAB); Laboratório de Sistemas e Bancos de Dados (LSBD); Laboratório de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade (LECOS); e Núcleo de Estudos em Economia do Meio Ambiente (NEEMA).

O centro se propõe formular, acompanhar, avaliar e difundir programas e políticas de gestão de águas e gestão de secas, bem como produzir conhecimento para a inovação de práticas e tecnologias em gestão de secas e gestão de recursos hídricos. Além do aspecto da gestão, um de seus focos de atuação será promover qualidade de vida e segurança hídrica para populações humanas da região, primando pela sustentabilidade nos usos sociais e ecossistêmicos da água.

De acordo com o líder da proposta, o Prof. Francisco de Assis Filho (Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental), com a implantação, a UFC passa agora para um novo patamar com relação às expertises mobilizadas para a concretização do centro. Ele também relatou os passos institucionais que conduziram ao momento atual. “Em 2017, foi criado o Núcleo de Águas Subterrâneas, Superficiais e Atmosféricas da UFC. Já em 2019, foi assinada uma portaria de colaboração entre UFC, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME). A partir desses diálogos, foi visto que a UFC tinha condições de protagonizar o movimento de prevenção às secas. Tecnologia, saúde, ciências costeiras, direito e psicologia são áreas que já estão mapeadas e deverão ter relações estreitadas a partir de projetos”, afirmou o pesquisador.

Imagem: Reitor Custódio Almeida (ao centro, de camisa branca) fala aos conselheiros no plenário do CONSUNI. (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

REFORÇO NA COMUNICAÇÃO Tendo como relator o pró-reitor de Planejamento e Administração (PROPLAD), Prof. João Guilherme Matias, outra pauta de destaque foi a conversão da UFC Informa, atualmente órgão de assessoramento direto do reitor, em secretaria autônoma vinculada à Reitoria. “Ao deixar de ser uma coordenadoria, a UFC Informa deixará de ser um órgão de assessoramento direto do reitor, passando a ser um órgão suplementar, subordinado à Reitoria em termos administrativos, mas com uma missão diferente: sistematizar e coordenar as ações de comunicação de toda a Universidade, esperando-se melhorar tanto os processos de comunicação interna como a comunicação com o restante da sociedade”, defendeu o relator em seu parecer.

Assumindo a nova secretaria, a Profª Kamila Bossato explicou que, durante o curso dos últimos quatro anos, observou-se a instrumentalização da comunicação institucional para promoção pessoal e não somente para o compartilhamento de informações e a promoção da marca da Universidade. “Este é o momento da mudança. Não que a transformação em secretaria vá impedir que isso aconteça novamente, mas já é uma forma de blindar. Por isso e por ser uma área estratégica, uma das prioridades é a construção da política institucional de comunicação”, ressaltou a docente.

Imagem: Profª Kamila Bossato (ao centro, de blazer bege) fala aos conselheiros no plenário do CONSUNI. (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

Na sequência, o reitor Custódio Almeida frisou ser lamentável que os concursos da categoria técnico-administrativa para o cargo de jornalista estejam, atualmente, suspensos pelo Decreto nº 10.185/2019, sancionado na gestão presidencial anterior. “A expectativa é pela revogação e pelo retorno de concursos que fortalecerão mais ainda a área”, afirmou o dirigente.

REDESENHO DA PROGEP – Outra pauta de grande abrangência foi a proposta de alteração do regimento da Reitoria que redefine a estrutura interna da PROGEP, com a criação da Coordenadoria de Relacionamento e Experiência do Servidor (CORE). O novo organismo agregará a já existente Central de Relacionamento (que passará a ser uma divisão dessa coordenadoria). A ela, se unirão duas divisões recém-criadas: Divisão de Experiência do Servidor e Divisão de Inteligência de Dados e Transformação Digital. A Divisão de Perícia em Saúde, em substituição à Coordenadoria de Perísica e Assistência ao Servidor - CPASE, passa a ser uma divisão da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho.

Simultaneamente à reconfiguração, foi aprovada a incorporação do Centro de Especialidades Médicas da UFC (CEMUFC), que atende a comunidade discente, à Divisão de Atenção ao Estudante da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Dessa forma, os servidores que compõem o quadro de atendimento médico e odontológico para estudantes serão lotados na PRAE, enquanto a Divisão de Perícia em Saúde da PROGEP abrigará os servidores que desenvolvem exclusivamente atividades de perícia em saúde do servidor.

“Integrar o atendimento médico estudantil às ações de acompanhamento psicológico, psicossocial e orientação pedagógica proporcionará um acompanhamento multiprofissional mais completo aos discentes da UFC”, justificou a relatora da pauta, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marilene Soares, salientando que “a criação das subunidades propostas não enseja aumento no quantitativo de pessoal nem de funções gratificadas”, já que a equipe de trabalho e gestão será montada a partir de realocação da força de trabalho já existente na PROGEP.

Além dos tópicos mencionados, foram aprovadas pautas como procedimentos de utilização de plenário virtual nas instâncias deliberativas da UFC, que deve dar mais celeridade a pautas represadas nos dois conselhos superiores; modificações em projetos pedagógicos e nomenclatura dos Cursos de Matemática Licenciatura (que agora será vespertino/noturno) e Engenharia Ambiental (que passará a se chamar Engenharia Ambiental e Sanitária); e a composição do conselho da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC).

A Divisão de Apoio aos Conselhos Superiores (DACS) divulgou ainda a data da próxima reunião do CONSUNI: 15 de dezembro, às 8h30min.

Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300