Vice-reitora assina em Portugal convênio de cooperação acadêmica entre UFC e Instituto Politécnico de Leiria

A vice-reitora da Universidade Federal do Ceará, Profª Diana Azevedo, realizou visita oficial a Portugal para assinatura de um convênio geral de cooperação acadêmica entre a UFC e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL). O termo foi formalizado no dia 15 de novembro, consolidando a parceria entre as instituições de ensino superior.

Imagem: A vice-reitora da UFC Diana Azevedo (terceira da esq. para a dir.) e o Prof. Edgar Marçal (segundo da dir. para a esq.) representaram a UFC na visita ao Instituto Politécnico de Leiria (IPL). (Foto: Divulgação)

Acompanhada pelo Prof. Edgar Marçal, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE), a Profª Diana Azevedo conduziu a missão institucional com o objetivo de fortalecer os laços acadêmicos entre a UFC e o IPL. O termo de convênio entre as duas instituições visa estabelecer relações de cooperação que abrangem diversas áreas, incluindo ensino, pesquisa, extensão e inovação. Entre as ações previstas estão intercâmbio de membros do corpo docente e técnico, intercâmbio de estudantes, elaboração de atividades conjuntas e participação em seminários e encontros acadêmicos.

O foco inicial da cooperação será em mobilidades acadêmicas e cotutela de estudantes de mestrado vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) do Instituto Universidade Virtual (IUVI) da UFC. Além disso, a visita teve como propósito explorar oportunidades para futuras colaborações, com destaque para as tecnologias inclusivas para pessoas com deficiência (PCD).

DUPLA TITULAÇÃO Para o Prof. Edgar Marçal, o convênio proporciona muitas oportunidades para a UFC, sendo uma delas a opção de os estudantes terem dupla titulação, uma brasileira e outra da universidade europeia. “Além disso, tem muitas possibilidades como convênios na parte de desenvolvimento de sistemas, na área de software, e no desenvolvimento de mídias digitais. Esses são alguns pontos que a gente levantou durante as conversas, necessidades que eles têm aqui em Portugal”, destacou Edgar Marçal.

Imagem: Sentada em um Gabinete, vice-reitora (em primeiro plano) assina convênio com dirigentes do Instituto politécnico de Leiria, em Portugal. (Foto: Divulgação)

As regras para essa dupla titulação Brasil/Portugal devem ser estabelecidas ainda neste ano, com a expectativa de que, a partir de 2024, os estudantes possam se candidatar a esse regime de intercâmbio. A ideia é que essa iniciativa promova uma troca enriquecedora de conhecimentos e experiências entre as duas instituições, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e cultural de ambas as comunidades.

“A minha ida a Leiria como vice-reitora para a assinatura presencial do convênio geral é demonstração de compromisso e abre várias possibilidades de colaboração internacional com a UFC, iniciando na área de tecnologias aplicadas à educação e estendendo-se a tecnologias inclusivas de PCDs e inovação em economia criativa”, ressaltou a professora e vice-reitora Diana Azevedo.

PARQUE TECNOLÓGICO Além da assinatura do convênio e de reuniões sobre as parcerias, a programação dos representantes da UFC contou com uma visita ao Parque Tecnológico de Óbidos, um espaço criado pela prefeitura regional para receber empresas de toda a Europa, nas mais diversas áreas.