UFC apresenta iniciativas na área energética em Seminário de Cooperação Brasil-Alemanha; hidrogênio verde foi um dos focos

A Universidade Federal do Ceará foi destaque no Seminário de Cooperação Brasil-Alemanha, realizado na tarde de quarta-feira (22), no salão aberto da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Gratuito, o evento foi uma correalização da UFC – por meio do Laboratório de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade (LECOS) da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da UFC (FEAAC) –, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Fraunhofer de Pesquisa em Sistemas e Inovação (Fraunhofer ISI), da Alemanha.

Imagem: O Prof. José de Paula Barros Neto (PROINTER) palestra na abertura do seminário; em primeiro plano, de costas, está o público do seminário. (Foto: Laura Guerreiro/Ascom FIEC)

Trazendo o tema “Hidrogênio verde, eletrificação direta e armazenamento de energia”, o evento contou com apoio da agência de fomento Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), da FIEC e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele foi a culminância de um projeto de cooperação internacional, financiado pelo DAAD e desenvolvido pelo LECOS-UFC (sob coordenação das professoras Mônica Abreu e Flávia Collaço), pela UFSC e pelo Instituto Fraunhofer.

Imagem: Da esquerda para a direita: Prof.Barros Neto (PROINTER), Profª Diana Azevedo  (vice-reitora), Profª Mônica Abreu (LECOS/FEAAC), Prof. Rainer Walz (Fraunhofer ISI) e Hugo Figueiredo (diretor do Complexo do Pecém). (Foto: Laura Guerreiro/Ascom FIEC)

Vários nomes da UFC integraram a programação: a palestra inicial foi do Prof. José de Paula Barros Neto, representando a Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais. Em seguida, a vice-reitora Diana Azevedo proferiu a conferência “Apresentação geral dos Projetos H2V na UFC". Por fim, a Profª Mônica Abreu, da FEAAC e uma das coordenadoras do LECOS, tratou do tema “Perspectivas da geração de energia sustentável no Estado do Ceará”.

A Profª Diana Azevedo qualificou o evento como uma oportunidade de estreitar ainda mais laços que já foram estabelecidos entre a UFC (através do LECOS), a UFSC e o Instituto Fraunhofer, expandindo as áreas de atuação de cada uma para outros temas relativos à cadeia de valor do hidrogênio verde. “Entendo ser uma oportunidade de aproximação com a Fraunhofer, instituição alemã similar à proposta que têm os institutos federais no Brasil, oferecendo ensino em nível superior, mas bastante antenada e focada nas necessidades do mercado, particularmente da indústria. É uma colaboração que tem tudo para ser estendida, envolvendo o setor produtivo cearense através da FIEC”, adiantou a vice-reitora.

Imagem: Representantes da UFC, da UFSC e do Instituto Fraunhofer posam juntos, entre participantes em pé e agachados, em frente a um telão azul. (Foto: Laura Guerreiro/Ascom FIEC)

Professora visitante do Parque Tecnológico (PARTEC) e vice-coordenadora do seminário, a Profª Flávia Collaço apontou como ponto forte da programação o compartilhamento de experiências bilaterais Brasil-Alemanha a respeito da inclusão do hidrogênio verde nas matrizes energéticas dos dois países. “No primeiro painel, a Profª Mônica apresentou no que o LECOS contribuiu em termos de modelagem no projeto; depois, tivemos o Prof. Rainer Waltz [diretor-adjunto do Instituto Fraunhofer], falando sobre a política de planejamento para o hidrogênio verde na Alemanha. Na parte da tarde, moderei o segundo painel, que trouxe uma exposição de pesquisas bem técnicas, como um pouco da avaliação do ciclo de vida do hidrogênio como combustível e dos possíveis impactos socioambientais, além de uma fala do Prof. Marcos Buckeridge, da Universidade de São Paulo, sobre etanol e mobilidade urbana”, enumerou Flávia Collaço.