Comitiva da Universidade de Nankai é recebida na Reitoria; discussão priorizou parcerias linguísticas e de pesquisa

A Universidade Federal do Ceará recebe, até o dia 28, comitiva da Universidade de Nankai, na China. A programação de hoje (24) incluiu visita institucional à Reitoria – onde os representantes da instituição foram recebidos pelo pró-reitor de Relações Interinstitucionais, Prof. José Barros Neto* – e prosseguiu com a palestra do Prof. Zhu Guanglei, ex-vice-reitor da universidade chinesa e pesquisador da área de ciência política. A atividade educativa ocorreu no Auditório da Reitoria e foi aberta ao público.

Imagem: Representantes da PROINTER, do Instituto Confúcio na UFC e o pró-reitor Barros Neto receberam o Prof. Zhu Guanglei e comitiva na Reitoria; na foto, eles posam nos jardins em frente ao brasão da Universidade. (Foto: Álvaro Graça Jr./ UFC Informa)

O Prof. Barros Neto abriu o encontro com uma breve explanação sobre as experiências de intercâmbio cultural e ensino de mandarim na UFC, viabilizadas pelo Instituto Confúcio (inaugurado na Instituição em 2019). Ele ressaltou ainda que, além da oferta de cursos de idiomas, estão presentes no Calendário Universitário eventos de integração com a cultura do país asiático, como o Ano-Novo Chinês (data móvel, podendo ocorrer entre janeiro e fevereiro), o Festival Barco do Dragão (também móvel, geralmente celebrado em junho) e a Semana da China na UFC (de 16 a 20 de setembro).

“Conhecer as culturas dos países é fundamental para o aprendizado dos nossos alunos. Ao conhecer, nos tornamos mais cooperativos e tolerantes. A interiorização da UFC é um ponto forte, mas que também gera certa dificuldade de expandir, nos territórios onde atuamos, a nossa política de formação linguística”, explicou o pró-reitor, relatando também projetos exitosos na seara extensionista no ensino básico, como uma turma-piloto de ensino de Mandarim ofertada em uma escola de ensino médio de Pentecoste, a 90 quilômetros de Fortaleza. “É uma iniciativa inédita na história do Ceará”, resumiu.

O Prof. Zhu Guanglei, pela primeira vez no País, disse estar bastante admirado com as conquistas e relações da UFC, além de sua projeção no cenário internacional. “Gostaríamos muito de aumentar o intercâmbio científico e cultural com a América Latina, principalmente com o Brasil. Ambos os países possuem condições socioeconômicas parecidas, compõem o bloco econômico Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS)”, exemplificou, acrescentando que a Universidade de Nankai também guarda semelhanças com a UFC, como a existência de campi em diferentes cidades e a quantidade de estudantes (cerca de 30 mil).

Imagem: Ex-vice-reitor da Universidade de Nankai, Prof. Zhu Guanglei ministra palestra no Auditório da Reitoria. (Foto: Álvaro Graça Jr./ UFC Informa)

De acordo com o diretor do Centro de Humanidades, Prof. Cícero Miranda, a unidade acadêmica tem total interesse em consolidar uma cooperação com Nankai em termos linguísticos, culturais e de pesquisa e pós-graduação. “O potencial de colaboração é muito grande, tanto no nosso Programa de Pós-Graduação em Linguística quanto no de Sociologia, já que as prioridades de vocês [gestores da Universidade de Nankai] são a ciência política, as relações internacionais”, elencou. Para o Prof. Rodrigo Rêgo, coordenador de Internacionalização da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER), uma aproximação dessa natureza com uma instituição de ensino superior asiática é um avanço: “Já temos uma política consolidada de cooperação com instituições europeias, alguns convênios de décadas. Está sendo importante esse encontro para abrir caminhos”.

Representando o Instituto Confúcio na UFC, o diretor e professor Nonato Furtado antecipou a expectativa institucional sobre o equipamento: “Queremos que se consolide como um hub que possa intermediar parcerias entre o Estado do Ceará e instituições chinesas. Docente da Casa de Cultura Portuguesa do Centro de Humanidades, ele acumula expertise adquirida in loco na China, durante o período em que atuou como professor de Língua Portuguesa na Universidade de Nankai, a partir de termo de cooperação assinado entre ela e a UFC.

Além dos professores Barros Neto, Zhu Guanglei, Cícero Miranda e Nonato Furtado, participaram da agenda o Prof. Jianhua Su, diretor chinês do Instituto Confúcio da UFC; o Prof. Falin Zhang, pesquisador de relações internacionais e economia política da Universidade de Nankai; o Prof. Ning Zhang, vice-gestor responsável pelas cooperações internacionais da universidade chinesa; Cecília Pherla, assistente em administração da PROINTER; e professores e assessores da comitiva chinesa.

Veja mais fotos da reunião e da palestra no Flickr da UFC.

* O reitor Custódio Almeida e a vice-reitora Diana Azevedo cumpriam, na data, agenda em Brasília.