Reitor recebe secretária estadual da Diversidade para tratar de cooperação em políticas LGBTQIAP+

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida, recebeu a secretária estadual da Diversidade, Mitchelle Meira, em audiência realizada ontem (27) no Gabinete da Reitoria. Entre as pautas tratadas na ocasião, foram abordados futuro acordo de cooperação técnica e consultoria científica da Universidade para subsidiar a elaboração e a interiorização das políticas públicas para a população LGBTQIAP+ implementadas pela secretaria estadual.

Imagem: De pé, no Gabinete da Reitoria, o reitor Custódio Almeida (à esq., de camisa branca) posa com a secretária Mitchelle Meira (à di., de blazer azul marinho). (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

Para a secretária, é inevitável pensar a UFC como um polo aglutinador de ideias. Segundo ela, o diálogo já existente com movimentos e setores específicos da Universidade precisava ampliar-se para a esfera institucional. “Essa aproximação oficial é para que, dentro da perspectiva da Secretaria, a gente tenha condições de desenvolver políticas públicas em parceria com o conhecimento científico, realizando ações de interiorização dessas políticas por intermédio desses equipamentos e campi que a Universidade tem no Interior do Estado", explicou Mitchelle.

O reitor disse ter ficado muito entusiasmado com a aproximação, pois a inclusão é uma das pautas mais caras à atual gestão. “Através de diálogos como este, conseguimos transformar ideias de inclusão em projetos. É isso que traduz para nós o que é inclusão. A UFC tem o respeito da sociedade, e a secretária veio com o convite para fazermos essa cooperação e realizarmos ações conjuntas no ano de 2024, no qual a UFC celebra seus 70 anos”, adiantou o Prof. Custódio.

Mitchelle Meira citou ainda as temáticas de educação, segurança pública e empregabilidade como pautas urgentes da população LGBTQIAP+ no Ceará, que podem prosperar bastante se contarem com o apoio das universidades. “Temos avançado bastante nas tratativas com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e também vamos iniciar as conversas com a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Assim como a UFC, elas podem ajudar o Ceará a se tornar uma referência nessas políticas”.

Imagem: Sentados à mesa, no Gabinete da Reitoria, estão o reitor Custódio Almeida (na cabeceira), a secretária Mitchelle Meira (à esq. dele) e assessores. (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

O campo da empregabilidade e do empreendedorismo é outro foco da Secretaria a ser beneficiado da expertise da UFC, que possui uma unidade acadêmica ligada ao universo da gestão (a Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade – FEAAC), além de núcleos de formação empreendedora e até uma modalidade de bolsa pensados para quem quer empreender. “Uma grande parte do que se comunica sobre nosso público tem a ver com saúde, violência e prevenção de doenças. Quando a gente traz temas como educação e emprego como prioridades, conseguimos impulsionar as pessoas a terem interesse e perspectivas”, ponderou a secretária.

Custódio Almeida explicou que o próximo passo será estabelecer a relação com a Secretaria do ponto de vista formal, institucionalizando um trabalho de cooperação que precisa ser planejado para garantir sua execução e proporcionar visibilidade. “A expectativa é que esse tema entre na programação dos nossos 70 anos com o devido destaque, para que a sociedade se sensibilize com a dor dos grupos minoritários. A Secretaria tem muito o que fazer, é a primeira pasta estadual da diversidade no País. Teremos muito prazer em fortalecer esse trabalho, que se destina à proteção de pessoas muito vulnerabilizadas”, afirmou, acrescentando que, se tudo se encaminhar conforme as expectativas, a assinatura do termo deverá ocorrer ainda na primeira quinzena de novembro, durante evento da Comissão de Direitos Humanos da UFC em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro.

Além do reitor e da secretária, participaram do encontro o coordenador de Articulação Política do Gabinete da Reitoria, Daniel Fonsêca; a coordenadora-geral de Legislação do Gabinete da Reitoria, Profª Cynara Mariano; a assessora jurídica da Secretaria da Diversidade, Elisa Ivna; e o assessor da Secretaria, Anderson Gois.