Vice-reitora recebe docentes da UFC e gerente de empresa para discutir mineração do Projeto Santa Quitéria

A vice-reitora da Universidade Federal do Ceará, Profª Diana Azevedo, recebeu, na tarde dessa terça-feira (28), docentes da UFC e gerente da empresa Galvani Fertilizantes para discutir sobre o Projeto Santa Quitéria (PSQ). O projeto, formado por um consórcio entre a Galvani e as Indústrias Nucleares do Brasil (INB), pretende estabelecer um complexo mínero-industrial em Santa Quitéria, município a 222 quilômetros de Fortaleza, para explorar fertilizantes agrícolas e urânio para geração de energia. Em outubro deste ano, foi assinado pelo governador Elmano de Freitas o segundo memorando de entendimentos entre o Governo do Ceará e as empresas envolvidas para apoiar a iniciativa.

Imagem: Foto posada da vice-reitora Diana Azevedo com docentes da UFC e com o gerente da Galvani Fertilizantes, Christiano Brandão

De acordo com o gerente corporativo de Licenciamento e Meio Ambiente da Galvani Fertilizantes, Christiano Brandão, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) já autorizou processos relativos à parte industrial, e o projeto aguarda a aprovação de licença prévia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O executivo salientou que a empresa prevê investimentos privados da ordem de R$ 2,3 bilhões em um prazo de 20 anos de operação, com vistas a atender a 50% da demanda do Norte-Nordeste por fertilizantes fosfatados e insumos de nutrição animal para o agronegócio, e urânio destinado às usinas termonucleares de Angra dos Reis.

“Uma frente de estudo que pode ser feita com a Universidade, para além das questões relacionadas ao empreendimento em si, é identificar e pensar quais são as vocações do entorno do território que podem ser beneficiadas com as ações de compensação, de distribuição de água, de fomento à agricultura. Precisamos amadurecer essa discussão com as prefeituras e as câmaras municipais”, afirmou Brandão.

O coordenador de Energia e Telecomunicações da Secretaria da Infraestrutura (SEINFRA), Sérgio Araújo, destacou as contrapartidas que o governo do Ceará terá de fazer para o projeto, e a importância das parcerias com as instituições de ensino superior. “Com o memorando, o Governo do Estado tem compromissos com energia elétrica, a adutora de água e as estradas na região. Esse projeto é muito importante, não só para aquela região de Santa Quitéria, Itatira e Canindé, mas para o Ceará, o Nordeste e o Brasil”, declarou.

Segundo o diretor do Campus da UFC em Crateús, Prof. Sandro Vagner Lima, o curso de graduação em Engenharia de Minas daquela unidade acadêmica, criado em 2016, é o único dessa natureza em atividade no Ceará, no Piauí e no Maranhão. Além do referido curso, Lima ressaltou que as outras carreiras formadas no campus, como Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil e Ciência da Computação, também podem somar para as ações do Projeto Santa Quitéria.

“Nós temos o corpo técnico para fazer acontecer, e [uma vez] o projeto sendo desenvolvido, desenvolve também o Campus de Crateús. Esperamos que, a partir deste momento, a gente consiga estabelecer laços de pesquisa. Tem uma sinergia tão interessante dentro desse contexto, e o campus está à disposição para contribuir com o que é melhor para Santa Quitéria e para o Ceará”, comentou o diretor.

Imagem: Foto da mesa de reunião na sala da Vice-Reitoria da UFC

A vice-reitora Diana Azevedo agradeceu pelas atualizações fornecidas do projeto, e fez um balanço positivo a respeito do encontro entre a UFC, o Poder Público e a iniciativa privada. “Nosso papel como Universidade é dar voz a setores da sociedade que de outra maneira não teriam essa voz. Isso significa que trabalhamos em cima de conflitos e do exercício de otimização, do que é possível fazer com o mínimo de impactos, gerando alguma riqueza principalmente no local onde o empreendimento é instalado”, avaliou.

No encontro, a Profª Adryane Gorayeb, do Departamento de Geografia, apresentou o primeiro volume da coleção "O Problema Mineral no Ceará" e entregou um exemplar ao representante do consórcio. A publicação, lançada no dia 23 de novembro no Auditório da Reitoria, é uma realização do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O estudo destaca os desafios enfrentados pela população diante da expansão acelerada do setor mineral no Ceará.

Também participaram do encontro os docentes e pesquisadores da UFC Ana Bárbara Nunes, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental; e, representando o Campus da UFC em Crateús, Thayres Andrade, Emanuel Itaquê e Bruno Soares, respectivamente, coordenador e vice-coordenador do Curso de Engenharia de Minas, e o coordenador de Articulação Política Institucional do Gabinete da Reitoria, Daniel Fonsêca.