Comitê de Governança encerra trabalhos em 2023 aprovando revisão do PDI; Universidade avançou na gestão de riscos

O Comitê de Governança da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou ontem (14) sua quarta e última reunião ordinária no ano letivo de 2023, na sala do Conselho Universitário (CONSUNI). O encontro foi conduzido pela vice-reitora no exercício da Reitoria, Profª Diana Azevedo, em razão de agenda cumprida pelo reitor Custódio Almeida na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), em Brasília.

As pautas de maior destaque foram a aprovação da versão revisada do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o quadriênio 2023-2027 e os avanços constatados pelo monitoramento dos processos de gestão de riscos na Instituição. Em simultâneo, também foram deliberadas pautas como aprovação de atas, status de processos relativos ao comitê e acompanhamento do Plano de Continuidade do Negócio (PCN).

Imagem: Foto do plenário da Sala dos Conselhos Superiores da UFC na reunião do Comitê de Governança

Para tratar da atualização do PDI, a coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), Roberta Queirós, apresentou aos integrantes do comitê os pontos revisados do documento, como ajustes textuais e inclusão de dados em princípios norteadores, programas e objetivos estratégicos.

Houve a exclusão dos itens “cultura empreendedora”, “internacionalização” e “governança” dos princípios norteadores pelo entendimento de que eles já estão devidamente contemplados nos programas e objetivos estratégicos, bem como nos eixos de atuação das pró-reitorias e secretarias correspondentes. De acordo com Roberta, essa nomenclatura é restrita aos princípios fundamentais que guiarão o comportamento e as decisões dentro da Instituição, não questões específicas. “São crenças compartilhadas que moldam a cultura e a identidade da organização. Dessa forma, devem ser atemporais e abrangentes e devem nortear todas as ações institucionais”, explicou a administradora.

No lugar dos três itens, foram incluídos como princípios norteadores “excelência acadêmica”, “diversidade” e “acessibilidade”, mais adequados à condição de princípios e alinhados à missão institucional da UFC. “No caso da excelência acadêmica, ela perpassa tudo e é fundamental para a realização da missão institucional e entrega de valor público à sociedade. A diversidade acolhe o respeito às diferenças, e a acessibilidade promove um ambiente acessível a todos”, disse Roberta. Com isso, excelência acadêmica, diversidade e acessibilidade unem-se como princípios norteadores do PDI 2023-2027 aos já constantes sustentabilidade, inclusão e valorização da vida.

Para o secretário de Governança da UFC, Luís César de Vasconcelos, a revisão de princípios foi um ganho coletivo, viabilizado pela valiosa parceria entre a Secretaria de Governança (SECGOV) e a CPGE/PROPLAD. “Essa união nos possibilitou aprovar a revisão dos princípios norteadores, que agora refletem o pensamento da gestão e permitem que a comunidade acadêmica se sinta incluída e contemplada. Foi uma votação unânime, e nós do comitê ficamos muito felizes por esse passo dado”, afirmou.

AVANÇOS DA GOVERNANÇA INSTITUCIONAL – Ainda segundo a Secretaria de Governança, pode-se afirmar que 2023 foi um bom ano para a UFC em relação à temática e que “o sentimento é de missão cumprida”. A equipe avaliou como bem-sucedida a missão abraçada de disseminar o conceito de governança corporativa, avançando a partir dos movimentos iniciados em 2017, com a criação da secretaria. “Um dia antes desta reunião, fomos agraciados com um relatório da Coordenadoria-Geral de Auditoria, que constatou que a UFC possui sistemas avançados de governança e avançou na gestão de riscos, ampliando o número de processos relacionados e minimizando as consequências deles. Isso nos enche de orgulho, e sabemos que isso não é fruto apenas do trabalho da nossa gestão, mas já vem desde 2017, e a gente leva isso para a frente, junto com os servidores que trabalham conosco e com toda a comunidade”, ressaltou o secretário.

Durante a reunião, o bibliotecário Jonatan Soares, da SECGOV, socializou com os membros do comitê uma listagem de boas práticas em governança adotadas recentemente pelas unidades da UFC, que foram decisivas para o reconhecimento no Relatório Geral de Governança. Alguns exemplos são a criação da Divisão de Governança em TI da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), a criação do Escritório de Mapeamento de Processos na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e a parceria estabelecida entre a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) e o curso de Engenharia de Produção, na qual estudantes de graduação vem prestando assessoria à PRAE na estruturação de seus processos internos.

Para 2024, a SECGOV adianta que será desenvolvido um trabalho com os chamados “interlocutores de governança”, que são servidores docentes e técnico-administrativos que atuarão em conjunto com as unidades acadêmicas. “Com isso, a ideia é aumentar a capilaridade da governança institucional dentro das unidades acadêmicas, para que consigamos atingir a missão da excelência acadêmica em todas as suas frentes”, sintetizou Luís César de Vasconcelos, acrescentando que o objetivo final é “deixar claro o papel da governança como farol da UFC, assim como está no PDI”.