Em parceria com Grupo O POVO e Fundação Demócrito Rocha, Caravana UFC 70 anos é lançada em evento na Reitoria

Em evento no Auditório Prof. Antônio Martins Filho, da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, ocorrido nessa segunda-feira (18), foi dada a largada para a organização da Caravana UFC 70 anos, em referência às sete décadas de criação da primeira universidade cearense, fundada em dezembro de 1954. Iniciativa em parceria com o Grupo de Comunicação O POVO e a Fundação Demócrito Rocha (FDR), a caravana percorrerá todo o Ceará de maio a agosto do ano que vem com extensa programação, eventos comemorativos e produção de conteúdos especiais.

Imagem: Foto do reitor Custódio Almeida e do gerente Cliff Villar, do Grupo O POVO, compondo mesa no Auditório da Reitoria da UFC

Na abertura do evento de lançamento oficial da Caravana UFC 70 anos, a vice-reitora e pró-reitora de Relações Interinstitucionais, Profª Diana Azevedo, relembrou acerca da reunião realizada sobre o projeto entre a Administração Superior da Universidade e dirigentes de O POVO e da FDR no início de novembro. Como aliados importantes desse projeto, segundo Diana, o jornal e a fundação podem ajudar a “trazer a UFC de volta ao colo da sociedade cearense”.

Confira entrevista da vice-reitora da UFC, Diana Azevedo:

“O que colocamos no colo é algo pelo qual temos apreço, que a gente quer cuidar, nutrir e acarinhar. Nos seus 70 anos, e a caravana tem tudo a ver com isso, onde está o ‘DNA’ da UFC? Está nos hospitais, nas pontes, nas escolas, nos grandes projetos como, por exemplo, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, está na cultura, naquilo que se canta, que se dança e que se come, para dar a conhecer onde é que a UFC fez e tem feito a diferença dentro da nossa sociedade”, declarou a vice-reitora.

O gerente de Projetos Especiais do Grupo de Comunicação O POVO, Cliff Villar, destacou a sinergia entre O POVO e todas as principais instituições surgidas no Ceará nos últimos 95 anos, que tiveram apoio e registro do jornal. Em sua apresentação, ele abordou questões técnicas e logísticas da caravana, e a possibilidade de produção de conteúdos para impresso, fotografias, documentário em vídeo, programas de rádio e televisão, e redes sociais. Cliff sinalizou ainda que em janeiro de 2024 haverá um encontro de alinhamento entre membros da Universidade, de O POVO e da FDR para validar pautas, equipes e percursos da caravana.

“Dentro do seu acervo, o Jornal O POVO possui as informações de todas as nossas edições desde 1928 digitalizadas e com ferramentas de busca, e isso está disponível para a sociedade e para a UFC. Se a gente colocar um verbete ‘Universidade Federal do Ceará’,  temos indexado tudo o que aconteceu nos últimos 70 anos, com entrevistas, matérias, artigos, isto é, todo o conteúdo publicado nas páginas do jornal a respeito da Universidade. É um tesouro, um registro muito importante e uma fonte indispensável de pesquisa”, afirmou.

Veja entrevista com o gerente de Projetos Especiais do Grupo de Comunicação O POVO, Cliff Villar:

O reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, agradeceu pela parceria estratégica traduzida no projeto da Caravana UFC 70 anos. Custódio trouxe ao público algumas notícias boas, como o tema do Anuário do Ceará do próximo ano, que será dedicado ao aniversário da Universidade, os seminários da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) e do Colégio de Estudos Avançados nos municípios do Interior com campi universitários vinculados historicamente à Universidade Federal do Ceará, e a oferta de assinaturas gratuitas do Jornal O POVO para 3 mil alunos de baixa renda da UFC.

“Tudo que for veiculado sobre os 70 anos da UFC vai ser visto por milhares de pessoas, e quem está em outros Estados do País vai poder perceber que a gente estará comemorando os 70 anos. A caravana pode mexer com muitos de nós, que, além do grupo de jornalistas de O POVO, poderemos incluir colegas da UFC, também jornalistas, antropólogos e historiadores. Vejo uma oportunidade fantástica, e o presente é maravilhoso”, declarou o reitor.

Veja entrevista com o reitor Custódio Almeida para a UFCTV:

O evento de lançamento da Caravana UFC 70 anos contou com a presença do diretor geral de Negócios e Marketing do Grupo de Comunicação O POVO (GCOP), Alexandre Medina, os executivos de Estratégia e Relacionamento do GCOP, Adryana Juca e Dayvison Álvares; e, como representantes da UFC, os pró-reitores João Guilherme Matias (Planejamento e Administração), Bruno Rocha (Assistência Estudantil), Regina de Paula (Pesquisa e Pós-Graduação), Bernadete Porto (Extensão), Sandro Gouveia (Cultura); o chefe do Gabinete da Reitoria da UFC, Carlos Almir Monteiro; o pró-reitor-adjunto de Graduação, Hermógenes David; o pró-reitor-adjunto de Relações Interinstitucionais, Barros Neto; a pró-reitora-adjunta de Planejamento e Administração, Adênia Guimarães; a pró-reitora-adjunta de Extensão, Ozilea Menezes, os diretores Ivânio Azevedo (Instituto de Cultura e Arte), Andréia Libório (Campus de Quixadá) e Mário Áureo Moreira (Campus de Sobral), o vice-diretor do Campus de Itapajé, João Henrique Corrêa, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da UFC, Rafael Silva, o presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, Francisco Guimarães; o presidente da Fundação Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE), Osmar de Sá Ponte; o coordenador de Articulação Política Institucional do Gabinete da Reitoria, Daniel Fonsêca; a assessora especial do Reitor para Meio Ambiente, Aliny Abreu; o secretário-adjunto de Comunicação e Marketing da UFC, Norton Falcão; a diretora do Memorial da UFC, Marcela Teixeira; e a diretora do Museu de Arte da UFC, Graciele Siqueira.