Reitor e diretor da SUDENE conversam sobre pautas estratégicas de desenvolvimento regional

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, recebeu a visita, no Gabinete da Reitoria, na tarde de segunda-feira (15), do diretor de Fundos, Incentivos e Atração de Investimentos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e ex-deputado federal, Heitor Freire. Na ocasião, os dirigentes dialogaram acerca das possibilidades de projetos de desenvolvimento regional em áreas como meio ambiente, mudanças climáticas, energias renováveis, indústria, infraestrutura e geração de empregos.

Imagem: Foto posada do reitor Custódio Almeida, com o diretor Heitor Freire, da SUDENE, e do presidente da Fundação CETREDE, Francisco Rabelo

Heitor Freire fez um breve histórico da SUDENE, autarquia do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional criada em 1959 pelo economista e doutor honoris causa pela UFC Celso Furtado, com sede em Recife (PE). O diretor comentou que, como órgão de planejamento, a superintendência é a gestora do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que realiza investimentos por meio de renúncias fiscais para apoiar a instalação, expansão e modernização de empresas na região, com recursos previstos também para iniciativas de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

“Hoje a SUDENE está ganhando de novo esse norte para trazer o desenvolvimento para o Nordeste, e a nossa área de atuação são os estados do Nordeste, o norte de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo. Nós temos muitas parcerias com fundações de amparo à pesquisa, com universidades e institutos federais, e, nessa visita, queremos colocar institucionalmente a SUDENE como parceira à disposição da UFC para financiar e fomentar projetos”, assinalou Freire.

Como medidas da gestão, o reitor Custódio Almeida destacou a retomada de obras do bloco didático do Campus da UFC em Sobral, cujas instalações beneficiarão os cursos de Psicologia, Música, Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação, bem como a construção de duas residências universitárias em Fortaleza e da futura Estação Científica da Universidade em Jericoacoara. Custódio mencionou ainda a criação recente do Centro Estratégico de Excelência em Políticas de Águas e Secas (CEPAS), com foco em recursos hídricos e políticas públicas, e as celebrações do aniversário de 70 anos de criação da UFC em 2024.

“A área de secas é uma das questões centrais do Nordeste, e devemos cuidar da caatinga para mostrar que ela não é esse lugar estéril, mas um dos biomas mais ricos em biodiversidade animal. Já esse projeto em Jericoacoara poderá ser um case de preservação ambiental, e nós queremos ser guardiões do Parque Nacional de Jericoacoara, em um terreno doado de 5.600 metros quadrados para uma estação científica, com um centro de formação em Turismo Ecológico para turistas e os moradores”, afirmou o reitor.

Também participaram do encontro o presidente da Fundação CETREDE, Francisco Rabelo, e o assessor técnico Dimas Oliveira.