UFC e SECITECE debatem parcerias em projetos para capacitar jovens em tecnologia da informação e da comunicação

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida, recebeu, nessa terça-feira (20), no Gabinete da Reitoria, a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro. Os gestores conversaram a respeito de iniciativas de formação no campo de tecnologia da informação e da comunicação (TIC), como o Programa C-Jovem, do Governo do Estado, e a Residência em TIC (RESTIC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Imagem: Foto posada do reitor Custódio Almeida, da secretária Sandra Monteiro e dirigentes da UFC

De acordo com a titular da SECITECE, concebeu-se o C-Jovem para capacitar alunos do Ensino Médio da rede pública estadual em TIC. Em 2022, foi assinado um termo de cooperação entre o Governo do Ceará e diversas instituições, como universidades públicas, o Instituto Atlântico e o Instituto Iracema Digital, o que expandiu a proposta, tornando-a um importante programa de governo.

A secretária pontuou que, por meio de isenções fiscais da Lei da Informática, os partícipes podem buscar com empresas privadas investimentos na ordem de R$34 milhões. “O foco inicial do Programa C-Jovem é ensino tecnológico e técnico, e é algo que podemos pensar enquanto Universidade, seja para captação de recursos ou em ambiente adequado para a capacitação na Universidade do Trabalho Digital e nas escolas públicas”, afirmou Sandra Monteiro.

Segundo o reitor Custódio Almeida, a UFC, como signatária do programa, está preparada para contribuir com essas medidas de profissionalização dos estudantes da rede estadual. “A provocação veio do Instituto UFC Virtual, e a UFC tem interesse em participar do C-Jovem, com cursos livres de extensão”, explicou.

Participaram da reunião a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Profª Regina Célia de Paula; a pró-reitora-adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Profª Cláudia do Ó Pessoa; o diretor e vice-diretor do Instituto UFC Virtual, Prof. Gabriel Paillard e Prof. Ernesto Trajano de Lima, respectivamente.