Abertura do 42º Congresso do ANDES reúne público no Centro de Convivência; evento segue até sexta (1º)

Foi aberto, nessa segunda-feira (26), o 42º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes da Educação Superior (ANDES-SN), ocorrido no Centro de Convivência do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Com o tema geral “Reverter as contrarreformas: em defesa da educação, dos serviços públicos, das liberdades democráticas e dos direitos sociais”, a abertura contou com a presença do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, bem como com apresentação artística do Maracatu Solar, com uma seleção de loas e batuques característicos do maracatu cearense. Na ocasião, a mesa foi composta por gestores acadêmicos, lideranças sindicais e estudantis, além de representantes de entidades e movimentos sociais.

Image: Foto mostra o público de costas no Centro de Convivência do Campus do Pici lotado; no palco, apresenta-se o grupo Maracatu Solar, em frente a um telão. (Foto: Álvaro Graça Jr./ UFC Informa)O presidente do ANDES-SN, Gustavo Seferian, destacou que o evento em Fortaleza significa uma “convergência de energias para a renovação de pautas políticas e da agenda de lutas” para a categoria docente. “É imprescindível, para a construção das nossas boas lutas, seguirmos firmes, duros com os nossos princípios, mas ainda sim carinhosos, solidários e fraternos nas nossas convergências e nas nossas diferenças”, afirmou.

O reitor Custódio Almeida salientou que atua há 31 anos como professor da UFC e, desde o início, é filiado ao Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC), entidade anfitriã do evento. Custódio sinalizou a importância da autonomia da Universidade como uma instituição de enfrentamento à “profunda ignorância humana” e ao negacionismo.

Imagem: De pé, o reitor Custódio Almeida discursa aos presentes na abertura do 42º Congresso do ANDES-SN; ao seu lado, estão os demais membros da mesa solene. (Foto: Álvaro Graça Jr./ UFC Informa)

“A Universidade Federal do Ceará recebe com muita alegria a cada um e a cada uma de vocês que chega até aqui. Essa pauta que vocês estão defendendo é também, sem tirar uma vírgula, a pauta da UFC na nossa gestão, que defende a educação e, de modo muito especial, a educação pública e gratuita, os servidores públicos, a democracia, a justiça e os direitos sociais. Recentemente, publicamos uma nota em favor das lutas da categoria dos servidores técnico-administrativos”, declarou o reitor.

As atividades do congresso prosseguem até a próxima sexta-feira (1º), no Campus do Pici. Mais informações sobre a programação do evento estão disponíveis no site da ADUFC.