UFC, Fagner e Manassés recebem a Medalha Lauro Maia

A UFC recebeu a Medalha Lauro Maia pelo trabalho que realiza na consolidação, formação, pesquisa e difusão da cultura, como justificou o Vereador Guilherme Sampaio, propositor da homenagem, em seu discurso na solenidade realizada quinta-feira (1º), na Câmara Municipal de Fortaleza.

Medalha Lauro MaiaForam agraciados, também, o cantor e compositor Raimundo Fagner e o compositor e instrumentista Manassés, num "reconhecimento público de nossa sonoridade, de nosso talento, de nossas criações como expressão de quem somos, de como somos", complementou Guilherme Sampaio.

Ao agradecer a honraria, o Reitor Jesualdo Farias lembrou que há mais de meio século a UFC "vem cumprindo uma missão que se enquadra na tradição das universidades, desde os seus primórdios, qual seja, fomentar o desenvolvimento técnico e científico e, paralelamente, no mesmo nível de prioridades, respaldar as atividades culturais".

Asseverou que "os louros da Medalha Lauro Maia hão de ser repartidos entre todos os que, na Universidade, fazem da música uma chave para abrir as portas da sensibilidade, para defender o nosso patrimônio cultural, para trabalhar a inclusão social e para derrubar fronteiras". Finalizando afirmou que o "Ceará de Lauro Maia, de Fagner, de Manassés, do saudoso professor Orlando Leite (recentemente falecido), de Alberto Nepomuceno, Eleazar de Carvalho e Jacques Klein, de Humberto Teixeira e dos Irmãos Aniceto, tem talentos que vicejam do litoral ao Cariri e que, para florescer, só precisam que se lhes ofereçam as sete notas musicais, uma rabeca, talvez um piano, ou um fole de oito baixos. Porque melodia, harmonia e ritmo, nós cearenses já trazemos no sangue".

O Vereador Guilherme Sampaio, que resgatou na Câmara a Medalha Lauro Maia, criada em 1993 pelo então Vereador Artur Bruno, afirmou que "assim como  Lauro, Fagner e Manassés vêm contribuindo para a difusão de uma sonoridade cearense. Suas guitarras e violas, que são ibéricas e nordestinas ao mesmo tempo, embalam a voz de Fagner que, gutural e primitiva, nos remete a um canto ancestral, que nos acolhe, embala e comove".

Encerrando a solenidade, Fagner, Manassés, Rodger Rogério e Téti interpretaram "Trem de ferro", de Lauro Maia. A mesa dirigente da sessão solene foi presidida pelo Vereador Adail Jr., Vice-Presidente da Câmara, e composta pelo Deputado Federal Artur Bruno, pelo Deputado Estadual Paulo Facó e pelo Vereador Guilherme Sampaio, além dos homenageados.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional da UFC - fones: 85 3366 7331 / 85 3366 7332