Biblioteca da UFC lança campanha de preservação do acervo

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará iniciou a VI Campanha “Cuide do Livro, Preserve o Saber”. Realizada desde 2006, a iniciativa se repete a cada ano e tem como objetivo alertar os leitores sobre a necessidade de manusear os livros com cuidados especiais, a fim de conservá-los por mais tempo.

A campanha pretende combater os hábitos de manuseio que causam danos aos livros de bibliotecas públicas, em particular das bibliotecas da UFC. Dentre as ações programadas estão a distribuição de material informativo e da ação “Adote um livro”, que estimula os leitores a protegerem livros, a sua escolha, com capas especiais. A cada dois livros adotados, o usuário ganha uma sacola retornável para transporte de livros; adotando quatro livros, recebe uma garrafa para água com a logomarca da Campanha. Mais de 2.000 livros foram adotados pelos leitores nas campanhas anteriores.

A campanha orienta a não se deixarem rastros no manuseio do livro, como riscos, mutilações, manchas. Em vez de grifos e anotações nas páginas, o ideal é fazer apontamentos em folhas à parte. Entre outros cuidados, deve-se manusear os livros com as mãos limpas, folheando-os sem umedecer os dedos; mantê-los afastados de alimentos e líquidos; não riscá-los ou sublinhá-los com caneta ou lápis; jamais usar grampos e clipes metálicos nos livros; usar marcadores de página próprios, evitando dobrar as folhas; jamais usá-los como apoio ou como base para escrever; guardá-los na posição vertical, evitando apertá-los na estante; retirá-los da estante puxando-os pelo centro da lombada; jamais empilhar muitos livros e evitar tirar cópias de material encadernado.

A divulgação da campanha será feita também em redes sociais como Twitter e Facebook e através de mensagens por e-mail.

Fonte: Francisco Jonatan Soares, Diretor do Sistema de Bibliotecas da UFC - (fones: 85 3366 9507/ 3366 9508)