Secretaria de Tecnologia da Informação tem novos dirigentes

O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Jesualdo Farias, preside na próxima terça-feira (18), às 14h30min, a transmissão de cargo dos novos diretores da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), no Campus do Pici.

O Prof. José Antonio Fernandes de Macêdo assume o cargo de Diretor Executivo, no lugar do Prof. Javam de Castro Machado, que encerrou o mandato. O Prof. José Ramos Gonçalves ocupa o cargo de Diretor Adjunto, antes desempenhado pelo Prof. Érico Veras Marques.

Ainda na STI, o Reitor inaugura as novas instalações e equipamentos do Datacenter (central de processamento onde ficam os servidores responsáveis pelos sistemas informatizados da Universidade) e o Backbone (rede principal de fibra ótica que interliga unidades da UFC).

José Ramos Gonçalves é professor adjunto do Departamento de Física da UFC. Concluiu o bacharelado e o mestrado em Física também pela UFC e o doutorado pela Reading University, Inglaterra. Fez um pós-doutorado na Universitá degli Studi di Trento, em Trento, na Itália, trabalhando com sistemas desordenados. Foi Chefe do Departamento de Física e Coordenador do Bacharelado em Física por dois mandatos. É responsável pela rede de computadores do Departamento de Física.

José Antonio Fernandes de Macêdo é professor adjunto do Departamento de Computação da UFC. Concluiu mestrado e doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro nos anos 2001 e 2005, respectivamente. Realizou doutorado sanduíche na École Nationale Supérieure des Télécommunications Bretagne na Franca (ENST Bretagne) e na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL). De 2006-2009 realizou pós-doutorado na EPFL.

Em 2010 passou a ser bolsista de produtividade em pesquisa CNPq. Em 1999 criou uma empresa de inovação tecnológica na área de bioinformática (BioAXS), que desenvolveu um software de anotação de genoma (BioNotes). Durante seu trabalho na indústria, coordenou diversos projetos de TI para empresas e instituições de grande porte, tais como: Petrobras, Finep, Oracle, Sabesp, Alesp, dentre outras.

Fonte: Secretaria de Tecnologia da Informação - (Fone: 85 3366.9999)