UFC e Prefeitura de Barbalha juntas em projeto de saúde

O Reitor Jesualdo Farias, da UFC, e o Prefeito de Barbalha, José Leite, mantiveram encontro para tratar da cessão de uma área da universidade para a construção de Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O terreno fica localizado vizinho ao prédio do Curso de Medicina daquela cidade, e serviria, também, para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Os argumentos apresentados pelo Prefeito José Leite para justificar o pedido recebem o apoio dos Diretores da Faculdade de Medicina de Fortaleza, Prof. Luciano Moreira e do curso de Medicina de Barbalha, Prof. Cláudio Lima. Da reunião foi tirada a decisão de enviar a Barbalha, no dia 27, equipe da UFC para examinar o local e dar os primeiros encaminhamentos no sentido de viabilizar o projeto.

As Unidades de Pronto Atendimento são equipamentos que o Ministério da Saúde construirá em 50 cidades brasileiras e o Ceará foi contemplado com três delas, entre as quais uma unidade em Barbalha.

A Secretária de Saúde municipal, Jaqueline Cavalcante Sampaio, informa que recursos no valor de R$ 1,4 milhão já estão garantidos para construir e equipar a UPA que depois de concluída será mantida com repasses financeiros geridos pela Prefeitura do município.

A parceria entre UFC e Prefeitura de Barbalha, no tocante à utilização de terreno da Universidade, tem amparo legal no convênio "guarda-chuva" assinado entre as duas partes, em 2008, que permite cooperação em diversas áreas do conhecimento.

A construção da UPA e da UBS em terreno contíguo ao curso de Medicina trará vantagens para a municipalidade e para a UFC, pois seus estudantes de medicina têm como aprender, na prática, o que veem na teoria, ao manter contato direto com pacientes, destaca o Prof. Cláudio Lima.

Da audiência, participaram, também, a Profª. Vera Goes, Vice-Diretora da Faculdade de Medicina, a Profª Iaci Almeida, Coordenadora do Curso de Medicina de Fortaleza e o Prof. Marciano Sampaio.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional - fones: 85 3366 7330 / 85 3366 7331