Professor da UFC na Academia Brasileira de Ciências

O Prof. Benildo Sousa Cavada, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Ceará, foi escolhido membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Benildo possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1976), mestrado em Bioquímica pela UFC (1980) e doutorado de Estado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Toulouse III, da França (1985). Atualmente é bolsista de produtividade Nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Professor Associado I do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC.

Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas, atuando principalmente com a Bioquímica Vegetal, Biologia Estrutural, Proteínas, Lectinas. Já publicou cerca de 190 trabalhos completos em revistas científicas indexadas e orientou 23 doutores, 39 mestres e mais de 70 bolsistas em outras modalidades.

Outros sete docentes da Universidade Federal do Ceará já fazem parte daquela Academia: João Lucas Marques Barbosa, do Departamento de Matemática; Luiz Drude de Lacerda, do Instituto de Ciências do Mar – Labomar (Categoria Titular); Eduardo Vasconcelos Oliveira Teixeira, do Departamento de Matemática; Jorge Herbert Soares de Lira, do Departamento de Matemática; Letícia Costa Veras Lotufo, do Departamento de Farmacologia (Categoria Afiliado); Antônio Gomes de Souza Filho, do Departamento de Física, e o professor visitante Hans Herrmann, do Departamento de Física (Categoria Correspondente). Benildo Cavada já possuía, desde 2006, o título de comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Fonte: Rafael Simões - Laboratório de Moléculas Biologicamente Ativas (BioMol-Lab) - fone: 85 3366 9818