Capes seleciona professores da UFC para estágio sênior no exterior

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, na quinta-feira (8), a relação de candidatos selecionados nos programas Estágio Sênior e Estágio Pós-Doutoral para a demanda de janeiro a abril de 2013. Em todo o Brasil, foram selecionados 245 pesquisadores. Na Universidade Federal do Ceará, oito professores foram contemplados pelo programa Estágio Sênior.

Eles receberão bolsas mensais, seguro-saúde e auxílio-instalação e deslocamento para realizar trabalhos de pós-doutorado no exterior. São eles: Eduardo Henrique Silva e Sousa (Universidade de Warwick – Química), Jair Mafezou (Universidade do Arizona – Química), Maria da Conceição Ferreira de Oliveira (Universidade do Arizona – Química), Leonel Figueiredo de Alencar Araripe (Universidade de Konstanz – Letras/Linguística), Antonio Wellington de Oliveira Junior (Universidade de Aveiro – Ciências Sociais Aplicadas I), Glória Maria dos Santos Diógenes (Universidade de Lisboa – Antropologia/Arqueologia) e Silvia Elizabeth Miranda de Moraes (Instituto de Educação/ Universidade de Londres – Educação).

O Programa Estágio Sênior contempla todas as grandes áreas do conhecimento: ciências humanas; ciências sociais aplicadas, letras, linguística e artes; ciências biológicas, ciências da saúde e ciências agrárias; ciências exatas, da terra e engenharias. É uma política pública de ciência, tecnologia e inovação voltada para a realização de estágio pós-doutoral no exterior de pesquisadores doutores, que atuem em atividade de docência e pesquisa no Brasil.

O objetivo é contribuir para a inserção internacional desses pesquisadores, para o estabelecimento do intercâmbio científico e tecnológico e para a abertura de novas linhas de pesquisa de relevância para o desenvolvimento das diversas áreas no País. O Estágio Sênior atua também como oportunidade de atualização e reciclagem de docentes e pesquisadores. A duração da bolsa do estágio pós-doutoral sênior varia de um a 12 meses, improrrogáveis, e é estabelecida de acordo com o cronograma de execução proposto para cada projeto.

Para serem aprovados no Programa, os candidatos devem se dedicar integralmente às atividades programadas, não acumular a presente bolsa com bolsas concedidas por qualquer agência de fomento nacional, possuir vínculo empregatício com instituição brasileira de ensino ou pesquisa e ter título de doutor há, pelo menos, oito anos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331