Prof. Roberto Pontes lança coletânea e convida para bate-papo

O poeta Roberto Pontes, também professor do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará, lança nesta terça-feira (27), às 19h, uma coletânea de dois livros com reflexões poéticas sobre o tempo – "Esse animal feroz / Que ruge em nossos ouvidos", conforme descreve o autor.

O lançamento, no Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, 1701, Centro), será acompanhado de um bate-papo com o poeta, que é crítico, ensaísta, tradutor, professor de Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da UFC.

A coletânea inclui as obras "Lições de tempo" e "Os movimentos de Cronos". O primeiro livro, dividido em três seções, discorre sobre "a categoria irmã-siamesa do espaço", já poetizada por Pontes em 1970, em seu segundo livro, com o qual ganhou o primeiro lugar no Prêmio UFC. Já "Os movimentos de Cronos" é um poema longo, de 400 versos, dividido em seis movimentos, como se fosse uma peça sinfônica. É um inventário da cultura devastada pelo deus Cronos, que segundo a mitologia grega, devorava os próprios filhos ao nascerem. A participação no lançamento da coletânea e no bate-papo com Roberto Pontes é gratuita.

O AUTOR – Roberto Pontes integrou o Grupo Sin de Literatura, que em 1968 imprimiu novo rumo às letras do Ceará. De 1995 a 1998, foi orientador das Oficinas de Poesia da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. É mestre em Literatura Brasileira e doutor em Literatura Portuguesa. Entre os livros já publicados estão Contracanto, Lições de Espaço, Temporal, Memória Corporal, dentre outros.

Fonte: Unidade Sesc Cultura – fone: 85 3452 9032