Cientistas laureados com Nobel participam de evento da Pós-Graduação em Física

O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Ceará comemora em 2013 os 20 anos de defesa de sua primeira tese de doutorado, também a primeira defendida no Ceará. Foi aberto ontem (8), às 19h30min, no Hotel Gran Marquise, o simpósio "Frontiers in Condensed Matter Sciences", que prossegue hoje e quarta-feira (9 e 10 de abril). Entre os palestrantes estão dois ganhadores do Prêmio Nobel: Harry Kroto (Química) e Albert Fert (Física).

O Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, coordenador do evento e do Programa de Pós-Graduação em Física, explica que o workshop tem como objetivo discutir o estado da arte na Física da Matéria Condensada, incluindo os seguintes tópicos: semicondutores, supercondutividade, nanomateriais de carbono, cristalografia, eletrônica molecular, fenômenos complexos, dinâmica de fluidos, sistemas fora do equilíbrio, criticalidade quântica, dentre outros.

Além dos convidados já citados, participarão do encontro renomados cientistas nacionais e internacionais. Da lista fazem parte Mildred Dresselhaus (laureado com a Medalha Fermi e o Prêmio Kavli) e Eugene Stanley (Medalha Boltzman), dentre outros. A programação do evento está disponível.

O coordenador destaca que a Pós-Graduação em Física da UFC é referência internacional, avaliada pela Capes com conceito 6. O programa iniciou com a criação do curso de mestrado em 1976 e já foram formados 287 mestres. O curso de doutorado começou em 1987 e foram defendidas 131 teses, sendo a primeira tese defendida em 1993. Até janeiro de 2013 foram publicados em torno de 1.600 artigos em periódicos internacionais arbitrados.

Fonte: Antonio Gomes de Souza Filho, coordenador do evento e do Programa de Pós-Graduação em Física – fone: 85 3366 9906