Curso de Educação Física da UFC comemora 20 anos de criação

Imagem: Atletas da UFC de diversas modalidades também treinam no parque esportivo do Curso de Educação Física, no PiciA conferência "Megaeventos esportivos: contribuições e implicações da escola ao esporte rendimento", do Prof. Alexandre Fernandes Vaz, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abre nesta quarta-feira (11) a Semana Acadêmica – 2013, evento que comemora os 20 anos de criação do Curso de Educação Física da UFC. A conferência será no Teatro da Seara da Ciência, no Campus do Pici, e será antecedida, às 17h, por uma apresentação artística. Palestras, apresentações de projetos e trabalhos, além da realização de minicursos e vivências, fazem parte da Semana.

Na quinta-feira (12), a programação prossegue, às 8h30min, com mesa redonda no auditório da Faculdade de Educação (Faced), no Campus do Benfica, sobre "Proposições para o Desenvolvimento do Conhecimento Científico: na saúde, na escola e no rendimento". Os participantes são o médico Bruno de Noronha (Confederação Brasileira de Atletismo/Universidade de Fortaleza) e os professores Alexandre Fernandes Vaz (UFSC) e Valdir Barbanti (Universidade de São Paulo – USP).

Ainda na quinta-feira, acontecem os seguintes minicursos e vivências no bloco didático do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), no Campus do Pici: 14h-16h: "Treinamento esportivo", com o Prof. Valdir Barbanti (USP); 16h30min-18h30min: "Formação de professores e escola", com o Prof. Alexandre Fernandes Vaz (UFSC); 19h-21h: "Educação física e perspectiva oriental de saúde: aplicações práticas", com o Prof. Leandro Masuda Cortonesi (UFC); 19h-21h: Vivência: "Educação Física Escolar", com a Profª Maria Eleni Henrique da Silva (UFC); e 19h-21h: "Biomecânica da musculação", com o Prof. Túlio Banja (UFC).

Na sexta-feira (13), as apresentações de trabalhos serão no bloco didático do Iefes. Das 8h30min às 9h30min, serão apresentações de projetos de graduação e trabalhos de extensão e pesquisa. Das 10h às 12h30min, roda de conversa sobre projetos de graduação e trabalhos de extensão e pesquisa, tendo como mediadores os professores Luciano Alonso Valente dos Santos e Edson Silva Soares (ambos da UFC).

A solenidade de encerramento dos festejos de 20 anos do Curso de Educação Física também será no dia 13, no auditório da Reitoria, no Campus do Benfica, a partir das 14h30min. Acontecerá a palestra "A trajetória do Curso de Educação Física na UFC", tendo como palestrantes o Prof. José Wilson F. Couto (UFC), o Prof. Fco. de Assis Francelino Alves (Universidade Estadual do Ceará), o Prof. Antonio Barroso Lima (UFC), a Profª Lúcia Rejane de Araújo Barontini (UFC) e a Profª Maria Eleni Henrique da Silva (UFC). Das 17h às 20h, será realizada cerimônia de homenagem a personalidades que marcaram a história do Curso, com apresentação artística ao final do ato.

Imagem: Estudantes da UFC e a comunidade do entorno do Campus do Pici participam de projetos de extensão no IefesINOVAÇÕES – O Curso de Educação Física da UFC foi criado em 1993, no âmbito da Faculdade de Educação, no Campus do Benfica, e em 2010 passou a integrar o Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), sediado no Campus do Pici, informa o diretor do Iefes, Prof. Antonio Barroso Lima. Nesses 20 anos, o Curso de Educação Física formou 492 licenciados e 69 bacharéis.

Com toda a infraestrutura para a formação teórica e prática de seus alunos, o curso conta com ginásio polivalente, campo de futebol, parque aquático, pista de atletismo, sala de musculação e outras instalações. Esse aparato também serve para os projetos de extensão que atendem à comunidade.

A Profª Maria Eleni Henrique da Silva diz que o novo currículo que passou a vigorar este ano, substituindo o de 2006, aumentou a flexibilidade para o aluno optar por uma carreira mais voltada para a licenciatura (aulas em escolas, supervisão, coordenação, assessoria) ou bacharelado (aulas em academias, treinamentos, performances). O curso também inova com o Núcleo de Práticas Corporais Integrativas (Nupraci), coordenado pela Profª Lúcia Rejane de Araújo Barontini, vice-diretora do Iefes. Os alunos recebem formação em práticas como yoga, tai chi chuan e meditação. Na última quinta-feira de cada mês, às 17h, acontece no Iefes a atividade Meditação no Campus, aberta à comunidade.

O Prof. Barroso Lima esclarece também que, antes de existir o curso, a UFC já havia instituído, em 1975, a Coordenadoria de Educação Física e Desporto, vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, para atender a exigência de prática de atividades físicas no currículo dos universitários da época. Hoje, a prática de educação física não é obrigatória, mas todos os cursos da UFC podem oferecer para seus alunos, bastando entrar em contato com o Iefes.

Fonte: Prof. Antonio Barroso Lima, diretor do Iefes – fone: 85 3366 9533