Empossados mais 40 servidores; Vice-Reitor destaca renovação nos quadros

Imagem: Novos servidores são empossados no Auditório da Reitoria da UFCA UFC recebeu, nesta quarta-feira (5), 40 novos servidores em seus quadros. São 28 novos docentes e 12 técnico-administrativos. Eles foram recebidos pelo Vice-Reitor, Prof. Henry Campos, e pelo Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Serafim Ferraz. Ambos destacaram a posse como parte do processo de renovação dos quadros da UFC e do crescimento da Universidade.

De acordo com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), há expectativa de que mais 63 servidores tomem posse até o fim de fevereiro. Com isso, a UFC terá contratado 455 servidores em um ano e dois meses. "É um demonstrativo da renovação e da ampliação da Universidade nos últimos anos", disse o Prof. Serafim.

Segundo o Prof. Henry Campos, nos últimos três anos a renovação da Universidade, principalmente no quadro docente, foi superior a 40%. "Vemos com muita alegria a entrada de vocês na UFC porque é a continuação da renovação dessa Universidade. Vocês são o futuro. E esperamos que vocês se orgulhem de pertencer a ela e façam a sua defesa, o que é muito importante", destacou o Vice-Reitor.

Campos traçou um panorama da expansão da UFC nos últimos anos e destacou a política das últimas gestões de transformá-la em uma Universidade que atenda todo o Ceará. "Passamos muito tempo concentrados em Fortaleza e, hoje, estamos em todo o Estado", disse.

O Vice-Reitor citou o fato de que, apenas na primeira etapa do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), estudantes de 166 municípios cearenses haviam se matriculado na UFC. "É um indicador de que as ações de inclusão que vêm sendo tomadas, desde a adesão ao ENEM e às cotas sociais, começam a surtir efeito e a tornar a universidade mais democrática e menos elitista", disse.

Campos apresentou os números da comunidade universitária, detalhou as estruturas e ações de apoio à atividade acadêmica e alertou para o papel do servidor público. "É importante que a gente tenha a consciência e responsabilidade de que nada do que fazemos aqui é favor. Estamos só cumprindo com a nossa obrigação de retribuir o investimento que é feito com os impostos da sociedade", disse.

Imagem: O Vice-Reitor, Prof. Henry Campos, e o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Serafim Ferraz, participam da solenidade de posseO Prof. Henry Campos fez questão de destacar a importância da graduação. "Geralmente, os professores mais jovens têm uma atração toda especial pela pós-graduação. Mas o grande papel de uma universidade é formar na graduação. Nós, cada vez mais, temos uma política institucional de valorizar este trabalho da graduação e exigir mesmo esse compromisso com ela", disse. Segundo Campos, o Governo Federal percebeu a questão e começa a tomar medidas para valorizar o professor que se dedica à sala de aula.

O Prof. Serafim lembrou aos novos servidores que eles passarão por um seminário de integração com outros grupos de recém-ingressos, no qual eles serão apresentados à estrutura da Universidade. "Este é um momento de festejar e de construir o futuro da Universidade", disse.

O Reitor Jesualdo Farias, que normalmente participa da posse de todos os servidores, não pôde acompanhar a solenidade porque estava em viagem oficial a Brasília.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331