Palestras, dicas e orientações marcam primeiro dia do semestre letivo 2014.1

Imagem: Funcionamento da Universidade foi explicado para calouros do CH (Foto: Ribamar Neto)"O que a gente planta aqui, a gente vai colher por muito tempo". Foi chamando a atenção dos estudantes para a importância do ensino superior que a Diretora do Centro de Humanidades (CH) da UFC, Profª Vládia Borges, deu as boas-vindas aos novos alunos, na manhã desta segunda-feira (10). Assim como ela, vários diretores, coordenadores e chefes de departamentos acolheram os calouros no primeiro dia do semestre letivo 2014.1.

Orientações sobre procedimentos acadêmicos e funcionamento da Universidade, bem como dicas sobre o futuro profissional dos alunos marcaram a programação. "A responsabilidade agora é só de vocês. Não só com relação ao conhecimento, mas também à postura. É aqui que vocês vão aprender a ser profissionais", destacou a Profª Vládia, para uma plateia formada por recém-ingressos dos cursos de Letras, Psicologia, História, Biblioteconomia e Ciências Sociais.

Veja mais fotos dos eventos de recepção dos calouros no Flickr da UFC

CENTRO DE TECNOLOGIA – Ainda pela manhã, no Centro de Tecnologia (CT), cerca de 200 ingressantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia de Energias e Meio Ambiente, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e Engenharia Metalúrgica reuniram-se no Auditório Cândido Pamplona para ouvir as orientações do Diretor, Prof. José de Paula Barros Neto, e para participar da palestra do Secretário de Infraestrutura de Fortaleza (Seinfra), o engenheiro Samuel Dias. Na cerimônia, os estudantes que alcançaram as três primeiras colocações no Enem receberam certificado.

Imagem: A recepção dos calouros do CT contou com a presença de técnicos da Prefeitura (Foto: Jr. Panela)Analisando a conjuntura do CT há 20 anos e comparando-a com a situação atual, o Diretor destacou a expansão por que passam os cursos de Engenharia, Arquitetura e Design. Há 20 anos, existiam cinco cursos de graduação e apenas um de pós-graduação nas áreas; hoje, são 12 graduações e oito cursos de pós-graduação, com um corpo docente integrado por mais de 160 professores- doutores. "Vocês estão entrando em uma das melhores universidades do Brasil. Somos um Centro que é referência de pesquisa em várias áreas do conhecimento. Se vocês se dedicarem, terão condições de trabalhar em qualquer lugar do mundo", discursou o Prof. Barros Neto.

Um dos conselhos dados aos novos alunos foi o de manterem um bom Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), tendo em vista a obtenção de bolsas e vagas de intercâmbio. O compromisso com o curso e a autonomia nos estudos também foram ressaltados. "O nível de responsabilidade de vocês é muito grande, aproveitem o momento de estudar em uma Universidade de qualidade", disse o Diretor do CT.

Antes de iniciar a apresentação sobre as obras e projetos de mobilidade para Fortaleza, o titular da Seinfra, Samuel Dias, ex-aluno do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), alertou para as dificuldades que os ingressantes encontrarão nos primeiros anos de curso, e para a necessidade de aprender a trabalhar em equipe. "Na turma, vocês têm que se ajudar, isso é mais importante do que o IRA", defendeu.

Imagem: Os alunos da Faculdade de Educação também foram recepcionados pela direção da unidade acadêmica (Foto: Ribamar Neto)CENTRO DE CIÊNCIAS – Incentivando os estudantes presentes no auditório Prof. Ícaro de Sousa Moreira a vivenciarem a Universidade na sua plenitude, o Prof. André Jales, Coordenador de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da Pró-Reitoria de Graduação, iniciou dando boas-vindas aos calouros do Centro de Ciências. Representando os coordenadores dos cursos de graduação do CC, o Prof. Julio Francisco, ligado ao Departamento de Estatística e Matemática Aplicada, também falou da importância de vivenciar a UFC com responsabilidade e pontuou que "é papel dos estudantes cobrarem dos gestores qualidade no processo de ensino-aprendizagem". A Profª Simone Sá Borges apresentou aos estudantes a estrutura do CC e falou sobre a importância da unidade acadêmica para a sociedade. Após recepção coletiva, os alunos seguiram para os departamentos e coordenações ligadas aos cursos em que ingressaram.

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – No CCA, os calouros foram recebidos pelo Diretor do Centro, coordenadores de cursos e representantes da Pró-Reitoria de Graduação. Logo em seguida, os calouros do CCA seguiram por um "tour" pelo Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, organizado pelos veteranos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331