Nucepec celebra 30 anos com evento sobre infância e juventude esta semana

Imagem: Logomarca Nucepec.O Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (Nucepec) da UFC dá início às comemorações de seus 30 anos de atividades, com o VI Encontro Nucepec: Desafios e Atuações de Ontem, de Hoje e de Amanhã. O evento acontece de 23 a 25 de abril de 2014, em dependências do Centro de Humanidades da UFC, Campus do Benfica. O Encontro Nucepec é aberto ao público e tem vagas limitadas.

A mesa de abertura com o tema "Infância, adolescência e juventude: desafios e atuações de ontem, hoje e amanhã" será no dia 23, às 17h30min, no Auditório da Reitoria. Participam as professoras Ângela de Alencar Araripe Pinheiro, fundadora do Nucepec, Lúcia Rabello de Castro, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Andréa Carla Filgueira Cordeiro, atual coordenadora do Nucepec.

A programação inclui conferências, mesas-redondas, apresentação de trabalhos, oficinas, debates e rodas de conversa sobre a temática da infância, adolescência e juventude. As inscrições para o Encontro devem ser feitas através do site do núcleoA organização do VI Encontro Nucepec informa que foram abertas mais 50 vagas para participação no evento.

NUCEPEC – Programa de Extensão e Pesquisa da UFC, o Nucepec foi criado em 2 de agosto de 1984, vinculado ao Departamento e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Tem se voltado, ao longo de sua história, para a promoção e a defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É o primeiro núcleo em uma universidade pública com esse propósito, integrado por estudantes, servidores, professores e colaboradores.

Suas ações são orientadas pela defesa da vida e da cidadania; o compromisso com a transformação da sociedade, em direção à justiça, igualdade e liberdade; a concepção de crianças e adolescentes como sujeitos de sua história; o fortalecimento do tripé ensino, extensão e pesquisa e a valorização da identidade e da autonomia de seus integrantes, através de construções coletivas.

Fonte: Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança – fone: 85 3366 7730 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.