"Não tenham receio de ousar, de criar, de se contrapor às ideias"

O Prof. Luiz Soares Júnior, coordenador do Curso de Engenharia Mecânica da UFC, fez o discurso de saudação para as turmas do Centro de Ciências, Centro de Ciências Agrárias e Centro de Tecnologia, no segundo dia de formatura do semestre letivo 2014.1. Veja, a seguir, a íntegra do discurso:

Boa noite!

Eu saúdo todos os membros da mesa e demais autoridades aqui presentes na pessoa do Magnífico Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Pereira Farias.

Queridos colegas professores e funcionários da UFC.

Queridos formandos dos cursos do Centro de Tecnologia, Centro de Ciências e Centro de Ciências Agrárias, bem como seus familiares e demais presentes a esta importante solenidade.

Quero agradecer por esta oportunidade de falar para todos vocês nesta noite.

Hoje é um dia especial para todos vocês formandos, seus familiares e professores, aqui presentes ou não. É um momento formal, mas especialmente de congraçamento pelo êxito alcançado. E garanto-lhes, queridos formandos, que o feito atingindo não foi pouco!

Se pudéssemos projetar em imagens todas as lembranças que passam pela mente de cada um de vocês neste momento, seríamos inundados de uma emoção muito além da que agora estamos sentindo.

Vocês enfrentaram ao longo de cinco anos muitas batalhas na vida acadêmica. Por certo, não foram poucos os fins de semana de estudo longe do convívio familiar. Das noites mal dormidas. Enfrentaram, por exemplo, provas aterrorizantes e trabalhos exaustivos. Ao final tiveram ainda de demonstrar, por meio de uma monografia, toda a capacidade de síntese e aplicação dos conhecimentos auferidos ao longo do curso. Vocês enfrentaram e venceram com altivez e obstinação todas as batalhas impostas.

Ao longo do curso, construíram o conhecimento: um precioso bem que ninguém pode tomar. Nessa caminhada, nós professores, coordenadores e demais funcionários nos sentimos, com muita honra, parte desse processo e, por que não, do sucesso.

Concluída essa fase da vida, novos horizontes e desafios se apresentam. Para muitos, o mercado de trabalho e, para outros, os cursos de pós-graduação.

Entretanto, qualquer que seja o caminho a trilhar, tenham consciência de que estamos na era da informação e do conhecimento. É fato que não há mais fronteira geográfica nas relações de mercado e, portanto, continuem se qualificando e se atualizando.

Agora, como profissionais, também não tenham receio de ousar, de criar, de se contrapor às ideias. A sociedade os aguarda com a expectativa de profissionais éticos e compromissados com o bem comum. Cultivem a honestidade e a responsabilidade social e ambiental. O Brasil carece dessa bandeira. Trabalhem bastante, construam patrimônio, propiciem aos seus familiares uma melhor qualidade de vida e não esqueçam que temos Deus como nosso maior guia.

Nesta noite, não digo adeus, mas apenas um até breve, na expectativa de que, nesta linda casa que é a Universidade Federal do Ceará, possamos interagir em futuros projetos.

Desejo a todos muito sucesso, grandes desafios e conquistas. Deixo aqui uma citação de João Guimarães Rosa na obra Relembramentos: "O homem nasceu para aprender, aprender tanto quanto a vida lhe permita".

Parabéns, formandos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.