Toda a comunidade universitária poderá fazer teste de proficiência em inglês

Imagem: UFC realiza teste de proficiência em língua inglesa (Foto: Divulgação)Alunos, professores e servidores técnico-administrativos da UFC têm até as 23h59min do dia 24 de novembro para se inscrever, gratuitamente, para realização de teste de proficiência em língua inglesa. A iniciativa é do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o objetivo de diagnosticar a proficiência em inglês de toda a comunidade das universidades federais brasileiras, através de aplicação de testes TOEFL ITP. O teste também deverá ser feito por candidatos ao programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

Esse diagnóstico servirá de subsídio para as ações voltadas à internacionalização das universidades brasileiras e será fundamental para o Governo Federal determinar investimentos para programas e editais de intercâmbio já existentes, bem como dimensionar outros programas para as diferentes áreas do conhecimento.

Os recursos financeiros para o processo de internacionalização da UFC em 2015 dependem da capacidade institucional de diagnosticar seu corpo discente de graduação e de pós-graduação. Na UFC, a aplicação dos testes se dará no período de 3 de setembro a 29 de novembro de 2014.

As inscrições devem ser feitas pelo site do programa Inglês sem Fronteiras. Os interessados devem verificar as vagas disponíveis de aplicação dos testes, ressaltando que a oferta de dias e horários é feita uma a uma, ou seja, somente são abertas inscrições para determinado dia quando não há mais vagas nas salas do dia anterior. Portanto, se o dia e o horário mais adequados para o interessado não estiverem disponíveis para inscrição, é recomendado esperar alguns dias e tentar novamente, até que dia e horário pretendidos tornem-se disponíveis para inscrição.

A coordenação do Inglês sem Fronteiras na UFC lembra que o teste é gratuito, mas o não comparecimento para realizá-lo gera gastos da verba pública.

Fonte: Profª Vládia Borges, coordenadora do IsF na UFC – fone: 85 3366 7602 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.