UFC recebe comitiva da Costa Rica e identifica áreas com potencial de parceria

Imagem: Comitiva da Universidade da Costa Rica foi recebida pelo Prof. Jesualdo Farias nesta quinta-feira (21) (Foto: Arlindo Barreto)A UFC deu início, nesta quinta-feira (21), ao processo de interlocução com a Universidade da Costa Rica – a maior daquele país da América Central – que poderá resultar em parcerias específicas entre pesquisadores das duas instituições. O Reitor Jesualdo Farias recebeu, em seu gabinete, o Vice-Reitor de Docência da universidade costa-riquenha, Bernal Herrera, e o professor de Ciência Política da mesma instituição, Gilberto Lopes. A ideia é "compartir conhecimentos", como disse Herrera. Ao lado do Coordenador de Assuntos Internacionais da UFC, Prof. Tito Lívio, eles mapearam áreas de interesse comum, destacando campos como o de ciências marinhas e de produtos naturais.

Além de indicar o Departamento de Engenharia de Pesca, o Reitor Jesualdo lembrou que o Instituto de Ciências do Mar (Labomar) é referência nacional, com forte atuação na Região Nordeste e com recentes avanços no setor de reprodução de espécies marinhas em laboratório. A Costa Rica, país banhado, à direita, pelas águas do Oceano Atlântico e, à esquerda, pelas do Pacífico, tem nas ciências marinhas uma área de forte atração de investimento científico.

De acordo com o Vice-Reitor de Docência, a visita à UFC tem como objetivo identificar atores específicos que possam dar seguimento ao diálogo. "Não queremos firmar um convênio geral que corra o risco de virar apenas um documento diplomático. Nossa proposta é identificar instâncias e atores que tenham interesse em trabalhar juntos. E, a partir daí, firmar parcerias específicas", explicou. O Prof. Jesualdo Farias elogiou o modelo e se colocou à disposição para colaborar. "O ideal é fazer com que esses atores se encontrem. Estamos de braços abertos para ajudar", afirmou o Reitor.

Ainda nesta quinta-feira, Herrera e Lopes visitarão as faculdades de Medicina e de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE). Na manhã de sexta-feira, eles serão recebidos pelos centros de Tecnologia e de Ciências. À tarde, seguirão para o Labomar. Antes da UFC, a dupla passou pelo Rio de Janeiro. Do Ceará, seguirão para Pernambuco e Brasília, onde continuarão o trabalho de aproximação com universidades brasileiras.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331