Professor do Departamento de Geografia é nomeado coordenador de área da Capes

Imagem: Prof. Eustógio Wanderley Correia Dantas é o novo coordenador da área de Geografia da Capes (Foto: Arquivo Pessoal)O Prof. Eustógio Wanderley Correia Dantas, do Departamento de Geografia da UFC, é o novo coordenador nacional da área de Geografia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A nomeação, assinada pelo presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, foi publicada na edição do dia 18 de agosto do Diário Oficial da União (DOU).

O docente foi escolhido após integrar uma lista tríplice aprovada anteriormente pelo Conselho Superior da Capes. O mandato é de três anos (2014-2016). Junto com o Prof. Eustógio, foram nomeados 43 coordenadores de área. A lista completa está disponível no site da Capes.

"Isso representa maior visibilidade e também um reconhecimento, não só para mim, mas para a pós-graduação e para a Universidade como um todo", disse o Prof. Eustógio. Segundo ele, com a nomeação a UFC ganha em nível de participação na definição das estratégias e projetos com vistas ao aperfeiçoamento da pós-graduação no País.

ATRIBUIÇÕES – Os coordenadores de área são responsáveis, entre outras tarefas, por coordenar, planejar e executar as atividades das respectivas áreas junto à Capes, incluindo questões relativas à avaliação de programas de pós-graduação. Para ocupar o cargo, exige-se reconhecida experiência em ensino e orientação de pós-graduação. Para se tornarem coordenadores, os docentes passam, primeiramente, por uma lista tríplice feita pelo Conselho Superior, com base em nomes "advindos de ampla consulta feita aos cursos ou programas de pós-graduação e às associações e sociedades científicas e de pós-graduação", segundo a Capes.

SOBRE O PROF. EUSTÓGIO – Eustógio Dantas é doutor em Geografia e Planejamento pela Universidade de Paris IV – Sorbonne (Institute de Géographie), de onde foi professor visitante. É Professor Titular da UFC e, atualmente, coordena trabalhos na Pós-Graduação em Geografia e no Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFC.

O pesquisador edita três revistas científicas: a Mercator, a Revista da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege) e a Coleção Estudos Geográficos da UFC. Em 2013, assumiu cadeira no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332