Curador da Biblioteca Britânica, Aquiles Brayner, palestra sobre curadoria digital no dia 22

Imagem: Cartaz da palestra sobre curadoria digital (Foto: Divulgação)No dia 22 deste mês, às 14h30min, o Auditório Cândido Pamplona (Centro de Tecnologia, bloco 711, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra) receberá a palestra "Curadoria digital: redimensionando o papel das bibliotecas na era da informação", que faz parte das atividades dos Encontros Universitários 2014 e será ministrada por Aquiles Alencar Brayner, que é ex-aluno da graduação em Psicologia da UFC e, hoje, é curador digital da British Library, em Londres.

Aquiles Brayner também é formado em Estudos Latino-Americanos pela Rijks Universiteit Leiden, da Holanda. Possui mestrado nas áreas de História da Arte e Estudos Latino-Americanos pela Rijks Universiteit, e Ciência da Informação pela City University de Londres, além de doutorado em Literatura Brasileira pelo King’s College (Universidade de Londres).

Imagem: Aquiles Brayner foi aluno da UFC, onde graduou-se em Psicologia (Foto: Acervo pessoal)Antes de assumir o cargo de curador do acervo latino-americano na British Library, em 2006, Aquiles lecionou em universidades britânicas, incluindo as universidades de Londres e de Leeds. Com a criação do Departamento de Digital Scholarship na BL em 2010, ele foi promovido ao cargo de curador digital com o objetivo de definir o papel da biblioteca como provedora de informação e conteúdos eletrônicos entre acadêmicos e demais usuários.

Desde então, Aquiles vem gerenciando vários programas e atividades relacionados aos serviços e coleções da BL, incluindo projetos de digitalização, criação e controle de dados, treinamento de usuários e bibliotecários no uso de conteúdos e ferramentas digitais e desenvolvimento de plataformas interoperacionais para divulgar e agregar dados entre bibliotecas nacionais e acadêmicas na Europa e Estados Unidos da América.

A palestra será direcionada a acadêmicos de Sistemas de Informação e áreas afins. As inscrições serão feitas no local do evento e os certificados entregues pela Internet posteriormente.