Barra do Governo Federal

Procurar no portal

De 24 a 26 de novembro, professores e alunos avaliam a graduação da UFC pela Internet

De forma rápida e prática, pela Internet, milhares de professores e estudantes de graduação presencial serão estimulados a refletir e opinar sobre a qualidade de seus cursos. Nos dias 24, 25 e 26 de novembro, a UFC inaugura novo modelo de avaliação institucional – pela primeira vez, on-line, permitindo à comunidade acadêmica qualificar vários aspectos referentes à graduação.

Com o lema "Conhecer e aprimorar: construindo a UFC", a iniciativa fará dos docentes e discentes protagonistas do processo avaliativo. O objetivo é traçar um diagnóstico da graduação da UFC, possibilitando o reconhecimento de práticas positivas e a identificação de eventuais lacunas.

A avaliação institucional é obrigatória para alunos e professores de cursos de graduação presenciais. Por meio de questionários que estarão disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), os alunos opinarão sobre a atuação de seus docentes, atuação da coordenação e condições de funcionamento do curso (infraestrutura, biblioteca, laboratório etc.).

Já os professores avaliarão o conjunto de alunos das turmas em que ministram aula e as condições de trabalho. Os dois grupos também farão uma autoavaliação. O processo é totalmente anônimo – ninguém precisa se identificar para responder aos questionários.

QUEM DEVE FAZER – Nos dias 3 e 4 de novembro, 18 cursos testaram o novo procedimento. Quem já participou não precisará repetir a atividade. Mas aqueles que perderam o prazo não podem deixar de fazer a avaliação. Também estão liberados os estudantes que estiverem matriculados apenas na disciplina de Estágio Obrigatório ou de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Uma das características do novo modelo de avaliação institucional é a agilidade. A estimativa é de que cada aluno ou professor leve cerca de 15 minutos para responder aos formulários. As opções de resposta às perguntas vão de um polo extremamente positivo a um polo extremamente negativo. E há os campos para os avaliados discorrerem sobre determinado assunto.

Saiba tudo sobre a avaliação institucional. Preparamos uma lista de perguntas e respostas.

Fonte: Coordenadoria de Avaliação Institucional da UFC – fone: 85 3366 7345

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo