Livro sobre os avanços da pediatria e o Hospital Infantil Albert Sabin é lançado na Reitoria

Imagem: Capa do livro "Hospital Infantil Albert Sabin: cuidando de vidas" (Foto: Divulgação)Foi lançada no dia 8, no auditório da Reitoria da UFC, a segunda edição do livro Hospital Infantil Albert Sabin: cuidando de vidas. A publicação, de autoria do pediatra e neonatologista João Cândido de Souza Borges, tem colaboração do Prof. João Joaquim Freitas do Amaral, do Departamento de Saúde Materno-Infantil da UFC, e da pediatra Francisca Lúcia Medeiros do Carmo.

O livro traz uma breve história da pediatria no Ceará e aborda o papel da Sociedade Cearense de Pediatria no Estado, bem como os avanços e as conquistas dessa Instituição como referência na saúde infantojuvenil. O Albert Sabin foi o primeiro hospital pediátrico cearense, criado em 26 de novembro de 1952 com o nome de Hospital Infantil de Fortaleza (HIF).

Na época, funcionava na rua Olavo Bilac, no bairro Alagadiço. Em 1976, transferiu-se para o bairro Vila União, onde funciona até hoje. A mudança do nome aconteceu em 1977, após visita do médico Albert Sabin, criador da vacina contra a poliomielite. Atualmente, o hospital é referência em muitas especialidades na área pediátrica e, como instituição de ensino e pesquisa, já publicou 14 livros de diferentes especialidades médicas e formou 523 médicos residentes.

O LANÇAMENTO – Na abertura da solenidade de lançamento do livro, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Gil de Aquino, ressaltou a parceria entre a Universidade e o Hospital na formação de profissionais. "A história da UFC, que completou 60 anos de criação em dezembro de 2014, se confunde com a história do Hospital Albert Sabin nos seus 62 anos".

Durante o evento, o professor de Pediatria da UFC Álvaro Jorge Madeiro Leite apresentou a publicação e abordou a amizade e o papel do Hospital na sociedade. Também esteve presente na mesa da solenidade o Prof. Sulivan Mota, representando o Instituto da Primeira Infância (Iprede).

O livro Hospital Infantil Albert Sabin: cuidando de vidas teve tiragem de 1.000 exemplares. Parte foi distribuída gratuitamente aos participantes do lançamento, e cerca de 500 volumes serão distribuídos a instituições, bibliotecas e profissionais de saúde

Fontes: Prof. João Amaral do Departamento de Saúde Materno-Infantil – fone: 85 3366 8041 / Assessoria de Imprensa do Hospital Albert Sabin – fone: 85 3256 1574