Casa de Cultura Alemã promove exposição e filme da cineasta Ulrike Ottinger

Imagem: Mensageiro da Inquisição, 1981 (Foto: Divulgação)A Casa de Cultura Alemã da UFC e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em colaboração com o Instituto Goethe, promovem uma visita à obra da cineasta e artista alemã Ulrike Ottinger, com a mostra Ulrike Ottinger – retrospectiva. A exposição foi inaugurada na última quinta-feira (5), às 19h30min, nas salas 3 e 4 do Museu da Cultura Cearense (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema). Na ocasião, o Prof. Silas de Paula, fotógrafo e docente do Mestrado em Comunicação da UFC, fará a palestra intitulada "Reflexões sobre a obra de Ulrike Ottinger".

A mostra é uma exposição itinerante do Instituto Goethe, idealizada pela própria artista, em colaboração com Kristina Jaspers, curadora da Deutsche Kinemathek de Berlim, e Barbara Honrath, encarregada da direção do setor de artes plásticas na matriz do Instituto Goethe, em Munique. Registrando terror e beleza, alegria e melancolia, o trabalho de Ulrike Ottinger é revelado em 53 fotografias de uma obra que perpassa por diversas disciplinas, desde o surrealismo até a etnologia, da ficção ao documentário.

Imagem: Cortina de Peixes, 2000 (Foto: Divulgação)A exposição ficará aberta ao público até 8 de março. No mesmo dia, às 16h, será exibido, no auditório ao lado do espaço da exposição, o filme Debaixo da neve (Unter Schnee, 108 min, 2010/2011, colorido), dirigido por Ottinger.

O longa-metragem apresenta o inverno intenso da província japonesa de Echigo. Por mais mágica que a paisagem invernal possa parecer, a vida na neve é árdua para os habitantes da região. Ottinger observa o modo de vida nos dias atuais e, simultaneamente, envia dois atores para uma viagem ao passado de Echigo. Debaixo da neve é um documentário realista sobre uma região e mostra a exploração de seus mitos. Toda a programação é gratuita.

Imagem: Retrato de uma alcoólatra, 1988 (Foto: Divulgação)ULRIKE OTTINGER – Nasceu em 1942, em Constança, Alemanha. De 1961 a 1969 viveu em Paris, onde trabalhou como pintora e fotógrafa, além de escrever seu primeiro roteiro. Após seu retorno para Constança, fundou o cineclube Visuell, o qual dirigiu até 1972. Finalizou seu primeiro filme em 1973, encarregada do roteiro, da direção, cinegrafia e produção – conjunto de papéis que daí em diante assumiu em todos os seus trabalhos.

Desde 1973 vive em Berlim. Sua obra cinematográfica foi condecorada com uma série de prêmios. Assume ainda a direção de peças teatrais e óperas. Seus trabalhos cinematográficos e fotográficos foram apresentados em numerosas retrospectivas e exposições, como na Bienal de Veneza (1980), na Cinemateca Francesa (1980 e 1982), no Museu de Arte Moderna (MOMA) de Nova York (2000 e 2004) e na Documenta XI (2002).

Fonte: Profª Ute Hermanns, coordenadora cultural da Casa de Cultura Alemã da UFC – fone: 85 3214 4032