Departamento de Saúde Materno-Infantil lança livro "Notícias da Pediatria UFC"

Imagem: Capa do livro "Notícias da Pediatria UFC"As atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas ao longo de 2014 pelo Departamento de Saúde Materno-Infantil da UFC foram compiladas e registradas no livro Notícias da Pediatria UFC, organizado pelo Prof. João Amaral. A publicação destaca, por exemplo, um artigo inédito sobre a vacina da dengue, publicado no New England Journal of Medicine e no Maternal Child Health Journal, e sobre a contribuição do Ceará na redução da mortalidade infantil para cumprir os objetivos do milênio, o que trará um imenso benefício ao público infantil.

Na área de extensão, o livro cataloga todos os projetos da Pediatria, em especial o Instituto da Primeira Infância (IPREDE), na assistência a crianças e famílias vulneráveis; o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep) e o de Prevenção de Mortes por Afogamentos na Praia do Futuro, que tantas vidas salvaram.

Na parte dedicada às atividades de ensino, o livro mostra como tem se tornado crescente o uso de tecnologia da informação nas sessões clínicas mensais de Telemedicina envolvendo os programas de Residência em Pediatria das universidades federais do Nordeste, em parceria com o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da UFC (Nuteds), e nas sessões de videoconferência do Grupo Especial de Interesse sobre a Saúde da Criança e do Adolescente, patrocinado pela Rede Universitária de Telemedicina. A Pediatria da UFC assumiu também liderança nacional e internacional na primeira infância, como parte das iniciativas brasileiras para o desenvolvimento de lideranças nessa área.

"A comunidade de nossa Faculdade de Medicina e de toda a UFC pode observar as práticas, o pensamento e os rumos que os professores do Departamento de Saúde Materno-Infantil, setor de estudo 'Pediatria', estão oferecendo para documentação e apreciação crítica", explica o Prof. Álvaro Leite, que assina o prefácio do livro. Para obter o livro, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Prof. João Amaral, do Departamento de Saúde Materno-Infantil – fone: 85 3366 8041