Reitor afirma que a UFC, aos 60 anos, é a Universidade sonhada por seu fundador
- Quinta, 15 Janeiro 2015 10:42
"Vocês estão formados pela Universidade Federal do Ceará". A frase final do termo de colação de grau proferida pelo Reitor Jesualdo Farias faz com que os momentos solenes da cerimônia se transformem numa explosão de alegria dos formandos, seus familiares e amigos. No ar surgem balões, papel picado e o som estridente de apitos e cornetas. Na noite de ontem (14), até uma batucada se ouviu na plateia, protagonizada pelos graduandos do Curso de Música.
O protocolo, no entanto, é cumprido de acordo com a chefia do Cerimonial da Instituição, e o ato solene se inicia com o cortejo das autoridades acadêmicas e convidadas – Reitor à frente –, que sai do Salão Nobre da Reitoria e, percorrendo o corredor entre as arquibancadas, se dirige ao palco preparado para recebê-las.
Leia mais: Colação é marcada por sonhos em família e diversidade de origens
Veja e baixe as fotos do primeiro dia da colação de grau no Flickr da UFC
Os cursos de Fisioterapia, Dança e Gestão Tecnológica da Qualidade formaram suas primeiras turmas, na noite em que a UFC também entregou à sociedade profissionais de Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Cinema e Audiovisual, Design de Moda, Filosofia, Gastronomia, Jornalismo, Música, Publicidade e Propaganda, Teatro (licenciatura), Educação Física (licenciatura e bacharelado), Ciências Ambientais, Oceanografia, Sistemas e Mídias Digitais e Administração presenciais, e Administração em Gestão Pública, Física, Letras (espanhol, inglês e português), Matemática e Química na modalidade a distância, totalizando 588 graduados.
CULTURA DE PAZ – Ao iniciar sua saudação aos formados, o Reitor Jesualdo Farias lamentou que estejamos assistindo "a uma escalada da intolerância e da violência, o que torna cada vez mais premente, no mundo civilizado, o exercício de uma cultura de paz".
Leia mais: Ciclo das colações de grau de 2014.2 continua
E prosseguiu: "O Brasil ingressa em um novo ciclo de desafios a serem vencidos, no momento em que o mundo inteiro vê aprofundarem-se as incertezas e sucederem-se as ameaças de convivência harmoniosa entre os homens, entre as nações e mesmo entre os credos religiosos", alertou o Reitor Jesualdo Farias.
INVEJÁVEL POSIÇÃO – Dirigindo-se aos concludentes, ressaltou que a Instituição que avaliza seu diploma de nível superior coleciona motivos para lhes encher de orgulho e motivá-los a novos projetos acadêmicos, como uma oportuna pós-graduação. E passou a citar a "invejável posição" da UFC como uma das mais bem avaliadas do País, sendo a segunda do Norte e Nordeste no ranking do Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação.
60 ANOS – Referindo-se aos 60 anos de criação da UFC, o Prof. Jesualdo Farias lembrou que o Reitor fundador, Martins Filho, "ao fincar os pilares de nossa Instituição, idealizou o dístico 'o universal pelo regional', antevendo uma universidade assentada nas bases da cultura e dos valores regionais, mas com o olhar voltado para todo o planeta. Hoje a UFC é uma universidade globalizada. Há décadas vem fortalecendo suas relações internacionais e, em alguns programas, como o Duplo Diploma, com as escolas francesas, foi pioneira no Brasil", complementou.
E assegurou: "Esta é, sem dúvida, a universidade que Martins Filho sonhou. Instituição sólida comprometida com o Ceará e o Nordeste que conseguiu angariar, ao longo de seis décadas, o respeito e admiração dos cearenses".
PREPARADOS – Representando o corpo docente, a Profª Ozilea Menezes, diretora do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), em um trecho de seu pronunciamento afirmou que a "UFC é onde a arte se cruza com a ciência e a tecnologia, é lugar da disseminação do conhecimento, é a casa do saber". Falando aos pais dos graduandos, a oradora garantiu: "Seus filhos, que se formam hoje na UFC, receberam uma boa formação. Seus filhos estão bem preparados para enfrentar o mercado de trabalho".
JORNADA – Richard Rarison Cavalcante Meneses, graduando em Farmácia, escolhido o representante discente para falar na solenidade, elegeu a palavra 'jornada' para traduzir a trajetória que começou quando ultrapassaram o obstáculo do vestibular. "Esse momento de grande alegria e realização é a certeza de que isso só foi possível devido à nossa garra, persistência, esperança, amor em nossa jornada".
Para ele, a partir de agora, é preciso "escolher qual porta, qual destino, qual rumo queremos para nossas vidas e para nosso mundo". Finalizou sua fala agradecendo a todos os pais que sempre apoiaram e acolheram nos momentos difíceis, à Universidade e aos amigos. E citou Gandhi: "Seja a mudança que você quer para o mundo".
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7232