Em curso de acolhida a calouros, cooperação dá o tom na chegada à Universidade

Imagem: Membros dos PET do Centro de Tecnologia ministram as aulas no Curso Pré-Engenharia (Foto: Ribamar Neto)Antes mesmo do início oficial do período letivo, 450 novos estudantes de 11 cursos de Engenharia e Agronomia da UFC iniciaram nesta segunda-feira (9), por meio do Curso Pré-Engenharia, a jornada acadêmica que se estenderá pelos próximos cinco anos, durante os cursos de graduação que escolheram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015.

Apostila em mãos, as turmas ocuparam as salas de aula do bloco 707, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, mas quem inaugurou o início dos estudos não foram professores da UFC, mas estudantes veteranos, membros dos oito Programa de Educação Tutorial (PET) do Centro de Tecnologia da Instituição.

Confira outras imagens do primeiro dia do Pré-Engenharia no Flickr da UFC

Cerca de 20 organizadores encurtaram suas férias para promover o Curso Pré-Engenharia, ajudando os recém-chegados com as primeiras disciplinas que cursarão, sem deixar de lado orientações sobre a rotina universitária. Eles prepararam as apostilas com os exercícios e instruções das aulas que ministrarão durante toda a semana: Cálculo, Álgebra Linear, Programação Computacional (JAVA, PHP, C++) e Metodologia Científica. Em sala de aula, antecipam o conteúdo do primeiro semestre. No intervalo, promovem atividades para que os alunos possam se conhecer. Elaboraram ainda um manual com mapas do campus, informações sobre intercâmbio e dicas de planejamento de estudos.

Imagem: Marcus Vinícius resolveu ingressar em Engenharia de Energias e Meio Ambiente (Foto: Ribamar Neto)Divididos em comissões de coordenação geral, marketing, logística e materiais, os organizadores buscaram planejar a melhor forma de ajudar os novatos. Letícia Fernandes Maranhão, estudante do terceiro semestre de Engenharia Química, é monitora nesta sétima edição do Pré-Engenharia. Quando ingressou na UFC, ela foi recebida pelo curso e lembra que as aulas de Cálculo e Álgebra Linear foram úteis. Neste ano, se dispôs a colaborar na divulgação e nas aulas. "Revisei as matérias para passar o conteúdo da melhor maneira possível. O Pré-Engenharia serve para ajudar a relembrar algumas matérias e ensinar coisas novas, assim o aluno não chega tão perdido nos primeiros dias de aula", explica.

Marcus Vinícius Nunes Guimarães, 20 anos, resolveu trancar o Curso de Ciências Biológicas e ingressar na graduação em Engenharia de Energias e Meio Ambiente. "É um curso que sempre tive vontade de fazer. Acho que irei me desenvolver muito mais na Engenharia, pois entrei bem otimista e espero gostar do curso", afirma.

O Pré-Engenharia segue até sexta-feira (13). As aulas acontecem de 8h às 10h, no bloco 707 do Centro de Tecnologia, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Mais informações pelo site do Curso ou na fanpage do Pré-Engenharia no Facebook.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602