Iefes recebe matrícula de alunos de qualquer curso para disciplinas de ioga e meditação

Imagem: Alunos de todos os cursos de graduação podem se matricular para as aulas de ioga e meditação (Foto: divulgação)O Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da UFC, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, está recebendo matrícula para as disciplinas de ioga (aulas às quartas e sextas-feiras, das 8h30min às 10h, com oferta de 40 vagas) e meditação (aulas às sextas-feiras, das 10h às 12h, com 45 vagas).

"São disciplinas curriculares e qualquer aluno de graduação da UFC pode solicitar matrícula através do SIGAA. Para os alunos de outros cursos, conta créditos de disciplina livre", explica a Profª Lúcia Rejane Barontini, vice-diretora do Iefes e responsável pelas disciplinas. As aulas são ministradas na sala de ioga do Iefes.

A professora conta que a disciplina de meditação foi ofertada pela primeira vez em 2007, na Faculdade de Educação, onde funcionava o curso de Educação Física. Inicialmente "direcionada aos alunos de Educação Física e Pedagogia, naquele momento, não despertou muito interesse. Maior adesão foi obtida por um curso de extensão de Meditação, que marcou a expansão da proposta", lembra Lúcia Rejane.

Com doutorado em Educação pela UFC e formação em terapias corporais alternativas e ioga no Brasil, na Itália e na Índia, a Profª Lúcia Rejane comenta que foram os estudos na área que a motivaram a criar um grupo de estudos no Curso de Educação Física e a inserir a ioga como disciplina do mencionado curso. A proposta recebeu apoio do colegiado do curso. "A partir de 2009, venho oferecendo regularmente. Grande surpresa foi o interesse de alunos de diversos cursos da UFC, que buscam essa prática e durante o percurso formativo descobrem seus elementos culturais, filosóficos e científicos", diz.

Ela cita depoimentos de alunos sobre os benefícios das práticas integrativas: diminui a ansiedade; colabora para maior controle emocional; mudança de hábitos alimentares; maior facilidade para dormir; maior concentração nos estudos; melhora da respiração; sensação de bem-estar, disposição, tranquilidade; maior conhecimento de si mesmo; autossuperação; mais calma e paz interior. "É muito gratificante para mim, como docente, conviver com os alunos e presenciar transformações pessoais importantes e profundas", pontua a docente.

SAIBA MAIS – As disciplinas são teórico-práticas e têm as seguintes ementas:

Ioga – três créditos  48 horas-aula  A origem da Ioga, seu contexto histórico e sociocultural. A tradição da Ioga: as seis escolas ortodoxas da Ioga, os ramos da Ioga, raja ioga e a ioga sutra de Patanjali. Hatha ioga e suas práticas: técnicas de purificação, ásanas, prana e prānayaāmas, pratyahara, dhārana e dhyāna. Revestimentos humanos, fisiologia sutil e sistema de chacras.

Meditação e Educação Física – dois créditos – 32 horas-aula – Introdução ao estudo prático-teórico da meditação enfocando algumas tradições do Oriente e Ocidente e conhecimentos na contemporaneidade. Os vários tipos de meditação e a vida cotidiana. Paradigmas emergentes na educação física e a meditação como possibilidade didática para o autoconhecimento, transformação da consciência e evolução do ser biopsicossociocultural e cósmico.

Fonte: Profª Lúcia Rejane Barontini, vice-diretora do Iefes – fone: 85 3366 9535