Reitor empossa novos servidores e faz recomendação aos que irão para o Interior

Imagem: Vinte servidores foram empossados nesta quarta-feira (11)Ao comentar que, apesar de mal iniciado o ano já estar sendo realizada a segunda solenidade de posse de servidores, o Reitor Jesualdo Farias saudou na tarde desta quarta-feira (11) os 11 novos docentes e nove servidores técnico-administrativos da UFC, destacando os que serão lotados nos campi da Universidade no Interior, como Sobral, Quixadá, Russas e Crateús.

Dirigindo-se a eles, lembrou que quando foi fundada, há 60 anos, a UFC começou em condições muito mais adversas do que "a que vocês vão encontrar, mas tenham a certeza de que somente pela educação podemos mudar as condições de vida de cada cearense", enfatizou o Prof. Jesualdo Farias.

Confira mais fotos da posse dos servidores no Flickr da UFC

Os empossados fizeram juramento, receberam o termo de posse das mãos do Reitor e também ouviram mensagem de boas-vindas do Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Serafim Ferraz, cuja equipe trabalha para dar agilidade ao processo de nomeação e posse.

Apesar de ter apenas 60 anos, de ser uma Universidade jovem, muito já contribuiu para o desenvolvimento do Estado, do Nordeste e do Brasil, assegurou o Reitor Jesualdo Farias, afirmando que a UFC está entre as grandes instituições federais de ensino do País.  Ele passou a falar sobre os números que mostram o tamanho da Instituição. "Temos 1.909 professores, dos quais 1.410 com título de doutor, o que representa 74,2% do total; 402 docentes com mestrado, totalizando 96% do quadro com mestrado e doutorado". E prosseguiu: são 3.451 servidores técnico-administrativos, dos quais agora 64,7% têm nível superior. São 1.889 funcionários terceirizados, que ocupam funções para as quais não existe mais concurso público. A UFC conta, portanto, com 7.352 servidores (entre docentes e técnico-administrativos).

Afirmando que falaria em números redondos, informou que a UFC tem 29 mil estudantes presenciais, 6 mil semipresenciais, 6.500 de pós-graduação e 3.500 nas Casas de Cultura Estrangeira, num total de 45 mil estudantes.

Dizendo que fazia uma síntese do que é a UFC hoje, o Prof. Jesualdo Farias discorreu sobre os equipamentos culturais; o Complexo Hospitalar (que atende exclusivamente pelo SUS) – Hospital Universitário Walter Cantídio e Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, com 240 leitos cada um; o Sistema de Bibliotecas, com um total de 18 unidades, sendo 13 em Fortaleza, no qual foram investidos R$ 15 milhões em 2014.

INCLUSIVA – A expansão da UFC para o Interior, a adoção do processo de seleção ENEM-Sisu e do sistema de cotas fizeram com que a Instituição se tornasse inclusiva, dando chance de acesso a todas as camadas da população, tornando-se um espelho da sociedade, admitiu o Reitor. Acrescentou que até 2014 havia estudantes de 177 dos 184 municípios cearenses e disse esperar que no levantamento deste ano a UFC possa contar com alguns de todo o Ceará. "Seria o grande presente para a UFC nos seus 60 anos", admitiu.

EMPOSSADOS – Tomaram posse, na tarde desta quarta-feira (11), 20 servidores selecionados por meio de concurso público. Acesse a relação dos novos servidores da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332