Dia Internacional da Mulher: do regozijo à reflexão

No Dia Internacional da Mulher, endereçamos fraterna saudação às servidoras docentes e técnico-administrativas da Universidade Federal do Ceará, bem assim a todas as nossas alunas. A data é propícia para manifestarmos admiração pela forma como elas contribuem para o crescimento contínuo da Instituição, empenhando, em cada missão, a força da inteligência, o bom senso e o profissionalismo, sem abrir mão de uma insubstituível candura.

As conquistas obtidas pelas mulheres na universidade brasileira, onde já se constituem maioria em diversos ambientes, são uma sinalização de mudanças que, em breve, hão de refletir-se na sociedade, expurgando injustiças por questões de gênero. A discriminação salarial, os episódios de violência doméstica, os assassinatos – uma nódoa que se alastra e que recentemente enlutou nossa própria comunidade –, esta realidade não pode perpetuar-se.

Esperamos que o 8 de Março enseje, na comunidade universitária, o regozijo e os abraços, mas também inspire reflexões sobre o caminho a ser percorrido até que a igualdade entre homens e mulheres, um preceito constitucional, seja de fato reconhecida e respeitada por todos em nosso País.

Jesualdo Pereira Farias                Henry de Holanda Campos
Reitor                                        Vice-Reitor