Liga de Nefrologia realiza ação de saúde em alusão ao Dia Mundial do Rim

Imagem: Cartaz da campanha do Dia Mundial do RimEstudantes da Liga de Nefrologia da Faculdade de Medicina da UFC realizam, neste sábado (14), ações educativas e de saúde em alusão ao Dia Mundial do Rim. Com início às 9h, as atividades acontecem, simultaneamente, no Terminal de Integração Lagoa e na Praça do Ferreira, e incluem a coleta de dados clínicos e a realização de exames físicos, como aferição de pressão arterial, verificação de peso, altura, circunferência abdominal, cálculo do IMC e teste rápido de glicemia. A atividade é gratuita, aberta à população e visa à detecção de fatores de risco para doenças renais.

Na ocasião, haverá ainda a distribuição de folhetos informativos, orientações e esclarecimento de dúvidas acerca dos principais temas relacionados às doenças renais e, nos casos em que houver necessidade, o encaminhamento para serviços ambulatoriais de nefrologia em hospitais de referência do Estado, grupo do qual o HUWC faz parte.

A iniciativa é do Centro de Pesquisas em Doenças Hepato-Renais do Ceará (CEPHRECE), do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), com apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia e parceria com as ligas acadêmicas da UFC, UECE, Unichristus e Unifor.

DIA MUNDIAL DO RIM – O dia 12 de março foi instituído, mundialmente, como o Dia do Rim. A data, criada há 10 anos pelas Sociedades de Nefrologia de diversos países, é lembrada pela realização de ações em todo o mundo chamando a atenção da população sobre os riscos e consequências das doenças renais, com especial enfoque para a prevenção, controle e métodos de tratamento da Doença Renal Crônica (DRC).

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) estima-se que há, no Brasil, cerca de 1,5 milhão de pessoas com Doença Renal Crônica (DRC). A DRC é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. A sua real prevalência não é totalmente conhecida, mas cerca de 10% da população adulta tem algum grau de perda de função renal. Esse percentual pode aumentar de 30% a 50% em pessoas acima de 65 anos.

Fonte: João Batista Evangelista Júnior, presidente do CEPHRECE – fones: 85 9981 1529 e 3021 5822