Plano de Cultura da UFC para o período 2015-2017 é aprovado pelo Conselho Universitário

Imagem: O Coral da UFC está contemplado no Plano de Cultura da Instituição (Foto: Ribamar Neto)O Plano de Cultura da UFC para o período de 2015.2 a 2017.1 foi aprovado, por unanimidade, pelo Conselho Universitário (Consuni) na reunião realizada na manhã dessa segunda-feira (9). Atuou como relator do processo o Prof. Custódio Almeida, Pró-Reitor de Graduação. Para a realização do Plano foi criada uma comissão que, por meio de chamada pública, convocou pessoas interessadas da comunidade universitária a apresentar sugestões.

Os encontros se deram em duas ocasiões, na Casa de José de Alencar. O ponto de partida para a elaboração do Plano de Cultura é a Portaria Interministerial nº 18, de 18 de dezembro de 2013, que instituiu o programa Mais Cultura nas Universidades, definindo sua finalidade, objetivos e diretrizes.

Para ter acesso aos recursos do programa Mais Cultura nas Universidades, é necessário que cada Instituição apresente um plano cultural e não apenas projetos pontuais na área, esclarece o Diretor da Secretaria de Cultura Artística da UFC, Prof. Elvis Matos, ressaltando que o objetivo do Plano é estabelecer estratégias e ações que convirjam para o fortalecimento da dimensão artístico-cultural na UFC, dimensão compreendida como fundamento da formação universitária.

O Plano é resultado de um trabalho de diagnóstico da realidade da produção artística e cultural na Instituição somado às colaborações de diretrizes e prioridades feitas pela comunidade acadêmica, vislumbrando-se nesta primeira experiência a elaboração de um documento norteador com metas e ações voltadas à política cultural da UFC para os próximos dois anos, que atendam às necessidades de produção, difusão, fruição e reflexão sobre suas práticas artísticas e culturais.

Imagem: Prof. Elvis Matos é Diretor da Secretaria de Cultura Artística da UFC (Foto: Davi Pinheiro)PÚBLICO-ALVO – As ações preconizadas no Plano de Cultura da UFC terão como público-alvo interno, entre outros, os estudantes dos nove cursos do Instituto de Cultura e Arte (ICA); monitores do Programa Mais Educação e PIBID; da Faculdade de Educação, do Centro de Humanidades; estudantes e profissionais da área de saúde mental; estudantes e profissionais de Ciências Humanas e Políticas, em diálogo com o campo dos Estudos Culturais e da Estética.

É uma meta do Plano atingir os seguintes segmentos do público externo: professores da rede pública de ensino básico; comunidades estudantis de escolas estaduais e municipais, em seus diversos níveis de ensino; estudantes dos cursos de artes de outras instituições de Fortaleza, como rede CUCA, Vila das Artes, Unifor e Porto Iracema.

REUNIÃO – No próximo dia 16, às 14h, será realizada uma reunião com todos que participaram da elaboração do documento, no Auditório José Albano, no Centro de Humanidades I, para que seja analisada a atual fase do processo, antes de ser enviado para Brasília, informa o Prof. Elvis Matos.

Fonte: Prof. Elvis Matos, Diretor da Secretaria de Cultura Artística da UFC – fone: 85 3366 7831