Ônibus BrincarMóvel será inaugurado hoje (27), às 15h, nos jardins da Reitoria

Imagem: O ônibus BrincarMóvel estará na Reitoria até 1º de abril (Foto: Ribamar Neto)Será inaugurado nesta sexta-feira (27), às 15h, nos jardins da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853), o BrincarMóvel, "um ônibus criado e pensado para o resgate do jogo, do brinquedo, da brincadeira e da cultura lúdica", explica seu idealizador, o Prof. Marcos Teodorico Almeida.

O ônibus foi projetado para possibilitar a inclusão, a aprendizagem, o lazer e o direito de brincar das crianças, adolescentes, adultos e idosos. O BrincarMóvel ficará nos jardins da Reitoria até o dia 1º de abril, sendo aberto à visitação da comunidade universitária.

Veja mais fotos do BrincarMóvel no Flickr da UFC

O ônibus poderá ser requisitado por instituições de ensino públicas ou privadas, associações comunitárias, institutos e entidades de um modo geral, tanto de Fortaleza como do interior do Estado. Deverá ser feito um agendamento e a entidade solicitante precisa oferecer apoio logístico e segurança, observa o Prof. Marcos Teodorico. O BrincarMóvel permanecerá o dia no local para onde for requisitado.

Os usuários do ônibus terão acesso desde a brinquedos tradicionais – como bola de gude e pião – até os industrializados, como vídeo games. Na parte externa o veículo é dotado de telão, tem toldo e é acessível a pessoas com deficiência e com problemas de mobilidade, por meio de rampa.

Para trabalhar com o público foram escolhidos bolsistas remunerados e voluntários, dos cursos de Educação Física, Pedagogia e Psicologia. "O BrincarMóvel é o primeiro de outros ônibus que, acredito, deverão vir", diz o Prof. Marcos Teodorico, que pensou o equipamento há 10 anos, e agora está satisfeito por vê-lo concretizado. O Reitor Jesualdo Farias e o Prof. Antonio Barroso Lima, diretor do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), convidam a comunidade universitária para a solenidade de inauguração.

Fonte: Prof. Marcos Teodorico Almeida, coordenador do Labrinjo – fone: 85 3366 9216