UFC Sustentável: compartilhe essa ideia!

Imagem: Cartaz da campanha UFC Sustenável produzido pela CCSMI. “Não deixe o ar ligado ao sair” e “Desligue luzes sem uso” são algumas das dicas que estão sendo divulgadas no cartaz da campanha UFC Sustentável, que foi distribuído junto com o Jornal da UFC de março.

Lançada em 26 de março, a campanha visa otimizar o uso de recursos, aumentar a economia de água e energia elétrica e, principalmente, evitar desperdícios na Instituição. A UFC quer sensibilizar a comunidade sobre a importância de cuidar de seus bens. Mais que isso: quer executar e incentivar práticas sustentáveis que contribuam para a preservação do meio ambiente.

O cartaz foi produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI) e traz dicas para diminuir o desperdício de energia, ações que devem ser divulgadas em todo ambiente acadêmico para conscientizar a comunidade universitária.

Se você e seus colegas já contribuem para a redução de gastos de energia ou água no ambiente de trabalho, entre em contato (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e participe relatando sua experiência para que outros servidores possam conhecer e, quem sabe, repetir. Participe também divulgando o material de divulgação.

OBJETIVOS E METAS – A campanha UFC Sustentável tem como pano de fundo o Plano de Logística Sustentável (PLS), documento criado em junho de 2014 como resposta da Administração Superior à instrução normativa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), convocando todas as instituições federais a elaborarem e aplicarem estratégias dessa natureza.

O PLS estabelece várias metas, como por exemplo: reduzir o consumo de papel A4 em 30% até o fim de 2017; reduzir em 70% o consumo de copos descartáveis até 2017; expandir as práticas de coleta seletiva solidária em todos os campi da UFC até 2017; editar o catálogo de árvores da UFC e elaborar georreferenciamento das árvores catalogadas; reduzir consumo de água e energia em até 30%, dentre outras.

Fontes: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331 / Divisão de Gestão Ambiental – fone: 85 3366 7348