Discurso do Prof. Henry Campos ao assumir o exercício da Reitoria da UFC

O Prof. Jesualdo Farias assumiu, pela primeira vez, a Reitoria de nossa Universidade, quando perdemos, em abril de 2008, um grande líder e inesquecível companheiro – o Reitor Ícaro de Sousa Moreira.

O momento era de efervescência na Instituição, que rapidamente se transformava e crescia, no ritmo das mudanças que se operavam no sistema do Ensino Superior brasileiro. Graves responsabilidades pesaram, então, sobre os ombros do novo gestor. Mas ele estava sintonizado com o projeto administrativo em curso, que ajudara a conceber, e não se registrou qualquer hiato ou quebra de continuidade. Pelo contrário, a Universidade seguiu, em ritmo acelerado, o curso traçado pela agenda transformadora e, ao ser confirmado na Reitoria, em outubro do mesmo ano, Jesualdo se superou como administrador e como liderança acadêmica, conquistando, em pouco tempo, por merecimento, relevo nacional.

É por conta dessa projeção, derivada de seu talento, seriedade, bom senso e tantos outros predicados, que hoje o Prof. Jesualdo nos deixa, para assumir a direção da SESu. Lamentamos a partida, obviamente, mas exultamos com essa escalada do nosso companheiro, que vai agora partilhar seu gênio realizador com todas as universidades brasileiras.

Quero dirigir-me, diretamente, a Jesualdo, para externar agradecimentos – meus, dos membros de nossa equipe e de toda a UFC – pela contribuição histórica que ofereceu a esta casa, no período em que ocupou a cadeira inaugurada, há 60 anos, por Martins Filho. Suas marcas, Jesualdo, são indeléveis, porque se fixaram, como tatuagem, na própria alma da Instituição. Em sua crônica, ficam a promoção da excelência acadêmica, a ampliação da presença da UFC em todo o Estado e a consolidação do prestígio da Universidade junto ao povo cearense.

Meu compromisso, ao substituí-lo na Reitoria, é honrar esse legado. É perseguir as metas que, auscultando os companheiros mais próximos e as diversas lideranças da comunidade universitária, delineamos para este reitorado.

Em sintonia com seu pensamento, garantirei a continuidade administrativa, sem descuidar das correções de rumo que, eventualmente, se façam necessárias. Conto, para isto, com o patrimônio de talentos que representa a nossa equipe gestora, e conto, igualmente, com o suporte que você, como Secretário de Educação Superior, poderá oferecer a sua Universidade, sem adentrar, é claro, o terreno do favorecimento indevido.

A questão ética, aliás, é um dos legados que você nos deixa. Suas atitudes firmes e ao mesmo tempo serenas e sua conduta irreprochável ficam como marcas dessa gestão, marcas que me empenharei, diuturnamente, a reacender em todas as instâncias da UFC.

Desejo-lhe o mais completo êxito na missão que lhe foi confiada e quero dizer que, desde já, aposto no seu sucesso, porque os anos de convívio, nas lides administrativas, me permitiram aquilatar a dimensão do seu discernimento, do savoir faire, do amor à Universidade e de toda a dignidade que deposita em cada um dos seus atos e palavras.

Leve consigo, Jesualdo, a expressão do nosso agradecimento por tudo o que fez pela a UFC, e o testemunho de nossa profunda admiração.

Fortaleza, 20 de abril de 2015

Henry de Holanda Campos