Campus do Pici sedia 33ª edição da Conferência de Geógrafos Latino-Americanos

Imagem: Página inicial do site da 33ª edição da Conferência de Geógrafos Latino-Americanos (Imagem: Reprodução da Internet)Com o tema geral "Interfaces do espaço latino-americano", a 33ª edição da Conferência de Geógrafos Latino-Americanos (Conference of Latin Americanist Geographers – CLAG) começa nesta terça-feira (26), às 9h, no Centro de Ciências do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, da UFC, em Fortaleza.

Pela primeira vez realizado no Brasil, o evento pretende estreitar os laços entre as geografias da América Latina, permitindo troca e complementação de ideias e conhecimentos entre geógrafos que pesquisam a temática.

A programação segue até o próximo sábado (30) com apresentações de trabalhos científicos, palestras e discussões, homenagens a professores e realização de visitas em Fortaleza e no Interior. A primeira atividade do evento será nesta terça-feira (26), às 9h, com reunião da diretoria da CLAG com a comissão organizadora, no miniauditório do Centro de Ciências, seguida de exposição da Profª Maria Gorett Tavares sobre "A metodologia e a prática do geoturismo nos espaços urbanos", no auditório daquele Centro.

Os organizadores destacam que os trabalhos científicos que serão apresentados em forma de comunicação oral e painéis permitirão o aprofundamento das reflexões sobre uma "geografia da latinidade". Os trabalhos contemplam seis eixos de estudo: Geoprocessamento aplicado e Land Change Science na América Latina; Epistemologia, filosofia e educação geográfica; Ecologia da paisagem, recursos e impactos ambientais e rurais; Estudos regionais e turísticos no desenvolvimento latino-americano; Redes econômicas, urbanização e fontes de energia; e Novas territorialidades, questões culturais contemporâneas

O encontro é realizado pela UFC, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da comunidade geográfica brasileira. A comissão organizadora do Congresso é coordenada pelo Prof. Christian Dennys Monteiro de Oliveira, do Departamento de Geografia da UFC. Outras informações estão no site do evento.

SAIBA MAIS – A CLAG foi fundada em 1970, por membros da Associação Americana de Geógrafos (AAG), com o objetivo de estimular a pesquisa sobre a geografia da América Latina, por meio da realização de simpósios científicos, do fomento aos projetos em parceria regional e da veiculação de seu periódico de referência: Journal of Latin American Geography (JLAG), comercializado pela Universidade do Texas (EUA). A Conferência também publica newsletter em intervalos regulares (acervo de 2006 até o presente e disponível on-line) e mantém uma lista de discussão entre os seus membros (CLAGnet).

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC – fone: 85 3366 9489