Sobral sedia festival de orquestras jovens e conferência internacional até 25 de julho

Imagem: Orquestra Sinfônica da UFC estreou no último dia 13, em Sobral (Imagem: Divulgação)Segue em Sobral, até 22 de julho, um dos mais renomados eventos de música do mundo: o Festival Internacional de Orquestras Jovens Eurochestries. Iniciativa do Curso de Música do Campus da UFC em Sobral e da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da Instituição, o evento leva à região norte do Estado mais de 100 músicos de 15 a 25 anos, de cinco diferentes países, em apresentações e ensaios gratuitos.

A abertura oficial do evento, realizada no último dia 13, marcou a estreia da Orquestra Sinfônica da UFC, formada por 35 alunos e professores dos cursos de Música de Fortaleza e Sobral. Saiba mais sobre a Orquestra Sinfônica da UFC no Jornal da UFC de junho.

Como convidados, o Festival conta com a presença da violinista francesa Colette Babiaud; da Orquestra de Saxofones Malaka, da Espanha; e dos regentes: James Sparks, do Canadá; Slaven Batorek, da Croácia; e Claude Révolte, da França, atual presidente da Federação Eurochestries, além de Elvis Matos, diretor da Secult-Arte. Os maestros atuarão juntos em dois grandes concertos gratuitos de encerramento, formando uma única orquestra internacional com os quatro grupos principais (UFC; Universidade Federal do Cariri – UFCA; Orquestra de Tamburas Batorek, da Croácia; e Quarteto de Saxofones Malaka, da Espanha).

A primeira apresentação de encerramento será na Catedral de Sobral (Igreja de Nossa Senhora da Conceição), no dia 21, às 20h. No dia seguinte (22), a orquestra se apresentará no auditório do Campus da UFC em Sobral, às 18h.

A população pode conferir, também de forma gratuita, os ensaios abertos da orquestra internacional, que ocorrerão até 20 de julho no auditório do Campus da UFC em Sobral, das 8h30min às 12h30min.

PROGRAMAÇÃO – Dando continuidade ao Festival, o Quarteto de Saxofones Malaka se apresenta: no dia 18, na Catedral de Sobral, às 19h30min; e no dia 19, no North Shopping Sobral, às 19h. A Orquestra de Tamburas Batorek toca: no dia 16, na Serra da Meruoca (horário a definir); no dia 18, no North Shopping Sobral, às 19h; no dia 19, na Igreja de São Francisco, às 20h. A Orquestra da UFCA se apresenta quinta-feira (16), na Praça do Teatro São João, às 19h. As orquestras da UFCA e da UFC se exibem: quarta-feira (15), na Igreja do Jordão, às 20h; e no dia 20, na Igreja de Sinhá Saboia, às 20h.

Imagem: Capa do livro "Educação Musical: reflexões, experiências e inovações"CONFERÊNCIA INTERNACIONAL – De 22 a 25 deste mês, o Campus da UFC na região norte sediará a 2ª Conferência Internacional de Educação Musical de Sobral (CIEMS), também uma realização do Curso de Música daquele Campus. Com o tema "Ensino e aprendizagem musical no mundo: formação, diversidade e currículo com ênfase na formação humana", o evento reunirá pesquisadores que apresentarão trabalhos científicos sobre o ensino de música. Confira a programação.

Entre outras atrações, o evento contará com as mesas-redondas "Educação musical em contextos institucionais de ensino", dia 23 de julho, das 9h às 12h, e "As relações entre os contextos institucionais e não institucionais para a educação musical", dia 25 de julho, das 9h às 12h.

Ainda dentro da programação, no dia 24, a partir das 17h, ocorrerá o lançamento dos livros Estudos em Currículo e Ensino: concepções e práticas, organizado por Silvia Elizabeth Moraes e Luiz Botelho; a segunda edição de Music Matters, de David J. Elliott e Marissa Silverman; Educação Musical: reflexões, experiências e inovações, organizado por Pedro Rogério, Luiz Botelho e Marco Toledo; e A improvisação musical como ferramenta pedagógica no ensino do violão, de Marcelo Mateus de Oliveira.

Paralelamente à Conferência, também serão realizadas a 10ª Semana de Educação Musical da UFC (X Semu) e o 3º Fórum de Educação Musical. A abertura da CIEMS será no próximo dia 22, às 18h30min, no auditório do Campus da UFC em Sobral (Rua Coronel Estanislau Frota, s/n, Centro – Campus Mucambinho, bloco I), com palestra do Prof. David Elliot, da Universidade de Nova York. Na ocasião a orquestra internacional fará uma apresentação. Mais informações no site do evento.

Fonte: Prof. Marco Toledo, diretor do Festival Eurochestries no Brasil e coordenador da 2ª CIEMS – fone: 88 3695 5703