Projeto Ocupação Benfica: primeira semana traz dança e documentários

Imagem: "Damas da Liberdade" (2012), dos diretores Célia Gurgel e Joe Pimentel (Imagem: Divulgação)Apresentação de espetáculo de dança e exibição de documentários formam a programação desta primeira semana do Projeto Ocupação Benfica, que teve sua abertura realizada na terça-feira (4), com o recital-show "Sambaião", do Coral da UFC. Todas as atividades, que se estendem até o dia 28 de agosto, são gratuitas e abertas para toda a população.

O projeto continua nesta quinta-feira (6), às 20h, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210 – Benfica), com o espetáculo "Salve", produzido pelo Curso de Dança da UFC. A apresentação é o trabalho de conclusão da disciplina "Dança investigação técnica: elementos básicos", da turma de graduação do período 2015.1. De acordo com a organização, "Salve" convida a "um brinde à repressão, ao repúdio, à intolerância, à moral conservadora, aos certos, às certezas de tudo, à verdade dita em nome do divino, ao virtuosismo e pompa, à beleza".

Já no dia seguinte, na sexta-feira (7), o Ocupação Benfica toma conta da Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591 – Benfica). A partir das 16h, a sala exibirá três curtas-metragens brasileiros que tratam de mulheres e seu envolvimento em lutas políticas durante o regime militar.

O primeiro, "Vou contar para os meus filhos" (2011), tem 24 minutos de duração e é dirigido por Tuca Siqueira. O filme conta a história do reencontro, quatro décadas depois, de 24 mulheres que estiveram presas na Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, em Recife (PE), por lutarem por igualdade social e pela democracia em uma época de repressão. Dando sequência, o curta de 28 minutos "Damas da Liberdade" (2012), dos diretores Célia Gurgel e Joe Pimentel, conta a história da anistia no Brasil através das narrativas de mulheres do Movimento Feminino pela Anistia e do Comitê Brasileiro pela Anistia. Para encerrar, "As minhas meninas" (1999) apresenta, em 11 minutos, a história de quatro mulheres comuns que participaram da luta contra a ditadura. A produção é da diretora Luciana Cavalcante.

A programação completa do Projeto Ocupação Benfica – que é realizado pelo Instituto Teatro Público e pela Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor), em parceria com a UFC e com a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) – pode ser conferida na fanpage do evento. Confira programação por espaços.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332