Em encontro com residentes, UFC reafirma prioridade para assistência estudantil

Imagem: Reunião com estudantes aconteceu quarta-feira (5), na Reitoria (Foto: Ribamar Neto)Os estudantes residentes da UFC terão, a partir da próxima terça-feira (11), reuniões mensais com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), nas quais discutirão os assuntos relacionados à Residência Universitária. A proposta, apresentada na última quarta-feira (5) pelo Prof. Henry Campos, Reitor em exercício da Universidade, foi acatada por comissão composta por 10 alunos. Os encontros ocorrerão sempre nas segundas terças-feiras de cada mês, às 10h, na PRAE.

"A Residência Universitária é cada vez mais importante, porque hoje a Universidade não é mais só de uma elite, há uma mudança de perfil que faz com que esta questão não possa deixar de ser uma prioridade", afirmou o Reitor em exercício. O professor também reforçou que, apesar dos cortes no orçamento da Universidade, que foram de 10% para custeio e de 50% para investimentos neste ano, não haverá nenhuma contenção nos recursos para a assistência estudantil.

Leia mais: UFC oferta mais de 4,5 mil benefícios de assistência estudantil

A reunião, ocorrida na quarta-feira (5), no Gabinete do Reitor, contou ainda com as presenças do Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Ciro Nogueira Filho; do Pró-Reitor Adjunto da mesma pasta, Prof. Manuel Furtado; do coordenador da Agência de Estágios, Prof. Rogério Masih; e do defensor público da União Walker Pacheco. Os alunos foram representados por estudantes do Conselho de Residentes Universitários (Coreu), entidade que havia transmitido, na sexta-feira anterior (4), um documento apresentando as demandas dos estudantes à administração da Universidade.

Imagem: Infográfico sobre a assistência estudantil na UFCNo encontro, o Reitor em exercício entregou um documento com respostas a cada uma das 16 reivindicações dos residentes. Cada um dos itens foi lido pelo Prof. Ciro Nogueira e discutido com os representantes estudantis. A única demanda que não compete à UFC refere-se à solicitação de prorrogação de permanência na Residência Universitária até a conclusão do curso, independentemente da quantidade de semestres atrasados.

"Este é o único item que não temos como negociar, pois existem normas do PNAES [Plano Nacional de Assistência Estudantil], que são nacionais, que não permitem isso", justificou Nogueira. Atualmente, o aluno tem o direito de ficar o número de semestres do curso, com permissão de prorrogação de mais dois semestres, caso haja negociação com a Pró-Reitoria.

Os estudantes também definiram,  com o Prof. Ciro Nogueira, a pauta da primeira reunião ordinária com a Pró-Reitoria, na próxima terça-feira (11). Na ocasião, será discutido o processo de licitação das Residências Universitárias (REU's) do Benfica. A empresa que estava responsável pelas obras apresentou problemas financeiros e foi afastada. A UFC, então, iniciou uma nova licitação, e os estudantes solicitaram o acompanhamento do processo. Uma pessoa ligada ao certame participará do encontro para apresentar os encaminhamentos que estão sendo dados.

Outro ponto da pauta está ligado à construção de residências nos campi do Interior e de uma nova residência no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Os estudantes requereram o acompanhamento destes projetos, para poderem opinar sobre o modelo que será construído, sugerindo, se necessário, adequações de acordo com suas necessidades.

O defensor público da União Walker Pacheco ressaltou que o papel da Defensoria foi fazer o intercâmbio entre a UFC e os estudantes, intento que considerou devidamente alcançado. "Minha sugestão agora é que os estudantes deem prioridade ao planejamento participativo das novas residências", destacou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331