Cenas curtas, humor e filme marcam a segunda semana do Projeto Ocupação Benfica

Imagem: Tela inicial do documentário "Militares da Democracia: os militares que disseram não" (Brasil, 2013, 100min), do diretor Silvio Tendler (Imagem: Reprodução da Internet)A segunda semana do Projeto Ocupação Benfica terá espetáculos de cenas curtas, humor e cinema. Realizados por estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Federal do Ceará (IFCE), os espetáculos "Há algo estranho nas coisas que não são ditas" e "Daquilo que já foi usado" serão apresentados nesta terça-feira (11), a partir das 19h, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210).

"Há algo estranho nas coisas que não são ditas", trabalho de estreia do grupo Farpa, criado no Curso de Teatro da UFC, tem como inquietação a apuração coletiva em perceber as coisas estranhas que estão ao nosso redor. O texto parte de pesquisa sobre os conflitos e desejos do mundo atual e tem como pano de fundo o voo 9525, da companhia alemã Germanwings, derrubado propositalmente nos alpes franceses pelo copiloto, em abril deste ano.

Na quinta-feira (13), às 16h, será a vez de "Os Brincantes Cabaçal" no Bosque do Curso de Letras da UFC, na área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683). Às 17h, no mesmo espaço, se apresenta o grupo Versos & Canções.

Imagem: Espetáculo "Daquilo que já foi usado" será no Teatro Universitário (Foto: Divulgação)Já no sábado (15), a partir das 17h30min, serão apresentados os espetáculos "Andorinhas", "Fortaleza das almas" e "As Criadas", no Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA-Carapinima – Av. Carapinima, 1615, Centro).

Além das cenas curtas, a segunda semana do Ocupação Benfica terá sessão de cinema com debate sobre a Ditadura Militar e os personagens que lutaram contra ela. Na sexta-feira (14), na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591), será exibido o documentário "Militares da Democracia: os militares que disseram não" (Brasil, 2013, 100min), do diretor Silvio Tendler.

HUMOR SÁBADO E DOMINGO – No sábado (15), às 20h, no Teatro Chico Anysio (Av. da Universidade, 2175), será apresentado o espetáculo "Ceará com C", com os humoristas Motoca e Zebrinha. Os dois dividem o palco cantando, recitando poesias e, claro, contando causos e piadas. No mesmo local, no domingo (16), às 17h, será apresentado o espetáculo "A Princesa e o Sapo".

Imagem: O espetáculo "Heólia" será encenado no Campus do Pici (Foto: Divulgação)TAMBÉM NO PICI – Na quarta-feira (12), a partir das 10h, acontecerá, no térreo da Biblioteca de Ciências e Tecnologia, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, o "It", projeto de cenas curtas e instalação-performativa que propõe a produção de "uma micropolítica de ocupação, modos de existência menos restritos, menos sujeito aos modelos e mais ativos e potentes mediante a experimentação e a composição", conforme sua equipe de produção.

Já a partir das 13h, na sala 106 do Instituto de Cultura e Arte (ICA), também no Pici, será apresentado o espetáculo "Heólia", "uma dança em que há o desejo de se pesquisar a relação do ar com o corpo e suas poéticas para a investigação de movimentos, cenas e composição coreográfica", resultado do laboratório de criação do curso de bacharelado em Dança da UFC.

A programação completa do Projeto Ocupação Benfica – realizado pelo Instituto Teatro Público e pela Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor), em parceria com a UFC e com a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) – pode ser conferida na fanpage e no site do evento.

A produção do Projeto Ocupação Benfica recomenda aos espectadores que cheguem com antecedência para pegar as senhas de entrada. Toda a programação é gratuita, mas os ingressos são limitados.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332