Ranking da Folha: UFC avança mais duas posições e passa a ser a 11ª melhor do Brasil

Imagem: O RUF é um levantamento anual do jornal Folha de S. Paulo que mapeia o desempenho de 192 universidades públicas e privadas (Imagem: Divulgação/RUF)A Universidade Federal do Ceará (UFC) avançou duas posições na quarta edição do Ranking Universitário da Folha (RUF) e ocupa agora a 11ª posição nacional, a oitava entre as federais e a segunda do Nordeste. O RUF é um levantamento anual do jornal Folha de S. Paulo que mapeia o desempenho de 192 universidades públicas e privadas em cinco dimensões: pesquisa, ensino, inserção no mercado, internacionalização e inovação. Um dos principais avanços se deu no quesito ensino, o segundo com maior peso no RUF, em que a UFC passou da 21ª posição para a 16ª.

Para o Prof. Custódio Almeida, Vice-Reitor no exercício da Reitoria, considerando os itens utilizados para a avaliação – pesquisa, ensino, inserção no mercado, internacionalização e inovação – a UFC comemora o planejamento feito nos últimos anos exatamente nessas áreas. Vale destacar, especialmente, o crescimento na área de ensino, porque dá conta do impacto de qualidade nos cursos de graduação, assumido como prioridades desde a gestão do Reitor Ícaro de Sousa Moreira, complementa o Prof. Custódio Almeida.

O Vice-Reitor observa, também, que o avanço no campo da pesquisa, resultante da melhoria da qualificação dos docentes, é impulsionado pela participação internacional da UFC em diversas instituições de destaque no cenário universitário mundial. Avançar no setor de inovação é um resultado natural "da boa articulação dos outros fatores avaliados", deduz o Prof. Custódio. Ele assegura que a UFC continuará assumindo a qualidade como pauta principal, por entender que "é a melhor forma de responder nossa missão".

COMPONENTES - A pontuação é obtida a partir de quatro aspectos: entrevista com 726 professores que analisam para o Ministério da Educação a qualidade dos cursos superiores; proporção de professores com mestrado e doutorado; proporção de professores que trabalham em regime de dedicação integral e parcial; nota geral obtida pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

No item pesquisa, o que mais pesa para o RUF, a Instituição também registrou crescimento, passando da 11ª para a 10ª posição nacional (com 38,61 pontos, dos 40 pontos possíveis). A pontuação leva em conta oito indicadores: número de trabalhos científicos publicados, relevância da pesquisa, proporção de pesquisas por docente, citações por docente, citações por publicação, recursos obtidos por agências de fomento, publicações em revistas científicas nacionais e proporção de bolsistas do CNPq (alta produção acadêmica).

Leia também: UFC tem o segundo melhor curso de Moda do País; outros seis figuram no top 10

A UFC teve avanço considerável também no quesito inovação, saindo da 27ª colocação para a 22ª. É considerado como critério o número de pedidos de patentes. Outro aspecto levado em conta pelo RUF é a avaliação pelo mercado de trabalho, em que a UFC permanece como a 11ª na pesquisa Datafolha, que entrevistou 2.222 responsáveis por contratações de profissionais. Este ponto tem o terceiro maior peso no ranking.

Em relação à internacionalização, a UFC teve uma pequena queda na nota – de 3,69 para 3,64, de 6 possíveis – o que a levou da 5ª para a 8ª posição – mas ainda bem à frente do 50º lugar registrado há dois anos. A pesquisa considera dois critérios principais: o número de citações de trabalhos da instituição por grupos internacionais, como indicador de relevância, e a proporção de publicações da universidade em coautoria internacional.

EVOLUÇÃO NO TEMPO – O Ranking Universitário da Folha foi criado em 2012. A UFC começou com a 18ª posição, ocupando a terceira do Nordeste. Desde então, a Instituição vem seguidamente aumentando sua pontuação geral, firmando-se como uma das melhores universidades do País.

Veja abaixo o ranking das 15 melhores universidades do País, segundo a Folha de S. Paulo:

1. Universidade de São Paulo (USP)
2. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
4. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
6. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
7. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
8. Universidade Federal do Paraná (UFPR)
9. Universidade de Brasília (UnB)
10. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
11. Universidade Federal do Ceará (UFC)
12. Universidade Federal de São Carlos (Ufscar)
13. Universidade Federal Fluminense (UFF)
14. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
15. Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Para saber detalhes do Ranking Universitário da Folha, acesse o site do RUF 2015.

UFC avança no "Guia do Estudante" e tem 12 cursos avaliados como cinco estrelas

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9410