Professor da UFC recebe prêmio mais importante de pesquisa odontológica do País

Imagem: Trabalho do professor irá representar o Brasil em congresso internacional de Odontologia em Seul (Foto: Divulgação)O pesquisador e professor Victor Pinheiro Feitosa, do Programa da Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da UFC, conquistou o prêmio Unilever Travel Hatton Award, da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO). A entrega da comenda foi feita durante congresso da instituição, considerado o mais importante na área de pesquisa odontológica do Brasil, ocorrido dos dias 4 a 7 de setembro, em Campinas (SP).

O professor, que também é estagiário de pós-doutorado da UFC, apresentou o trabalho "Novel natural dentin biomodification agent from cashew nut shell and its application as monomer on dentin bonding", pesquisa inédita pela qual investigou o uso de componentes da casca da castanha de caju no aumento das propriedades mecânicas da dentina humana. O estudo foi selecionado para representar o Brasil no Encontro da Associação Internacional de Pesquisa Odontológica (IADR), que será realizado em Seul (Coréia do Sul), em junho de 2016.

O projeto realizado por Victor Feitosa teve início em 2014 e foi desenvolvido durante o seu pós-doutorado em Materiais Dentários, juntamente a seus alunos Nayara de Oliveira Souza e Marcelo Victor Sidou Lemos. O trabalho foi realizado no Laboratório de Pesquisa da Faculdade de Odontologia da UFC, no Centro de Desenvolvimento de Biomateriais da Universidade Federal de Pelotas (RS), com a colaboração do Prof. Fabrício Aulo Ogliari e da doutoranda Aline de Oliveira Ogliari, e no Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC, com a participação do doutorando Jonas Maia. A supervisão foi dos professores Diego Lomonaco e Selma Mazzetto (Química-UFC).

A pesquisa continua em andamento e novos biomateriais estão sendo desenvolvidos a partir de constituintes da casca da castanha de caju, em uma parceria entre o curso de Química e a Faculdade de Odontologia da UFC.

MENÇÃO HONROSA – No mesmo evento, Virgínia Silveira, egressa do PPGO/UFC, recebeu menção honrosa pelo trabalho "Análise de polimorfismos nos genes Interleucina10, NOS2A e ESR2 em portadores de periodontite crônica e agressiva", realizado em conjunto com Suzane Pigossi, Raquel Mantuaneli Scarel-Caminaga, Joni Augusto Cirelli, Rodrigo Otávio Rêgo e Nádia Accioly Pinto Nogueira.

O trabalho, sob a orientação da Profª Nádia Accioly, foi desenvolvido como parte de tese de doutorado de Virgínia Silveira pelo PPGO, em parceria com o laboratório de Genética Molecular da Faculdade de Odontologia de Araraquara (Unesp), no qual foram investigados alguns genes que desempenham papel na doença periodontal.

Fonte: Prof. Vicente de Paulo A. Saboia, Coordenador do PPGO/UFC – fone: 85 3366 8232