Vice-Reitor da UFC se reúne com representantes dos estudantes

Foto dos estudantes na mesa junto com o Vice-Reitor e demais representantes da Universidade (Foto: Ribamar Neto)O Vice-Reitor Custódio Almeida, no exercício da Reitoria, recebeu o comando de greve dos estudantes na última sexta-feira (11) para discutir a pauta do movimento estudantil. Também participaram do encontro o assessor especial da Reitoria, Prof. Ciro Nogueira; o coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional, Prof. Nonato Lima, e o superintendente de Infraestrutura da UFC, Prof. Ademar Gondim.

Uma agenda de reuniões havia sido acertada previamente entre alunos e a Reitoria da UFC no dia 1º de setembro. Um dos pontos em discussão foi o Calendário Universitário. O Prof.  Custódio Almeida informou que, uma vez encerrados os movimentos grevistas, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) será convocado para aprovar uma resolução prorrogando o calendário de 2015 com reposição dos dias parados.

Ainda segundo o Prof. Custódio Almeida, os casos em que as atividades não precisarão ser prorrogadas são aqueles em que houve acordo pela não interrupção, como as atividades de pós-graduação, por exemplo.

Na pauta, também foi discutida a reivindicação de reajuste das bolsas, bem como o papel das bolsas de iniciação acadêmica. O Prof. Custódio Almeida explicou que uma das conquistas dos últimos anos foi justamente a unificação do valor dos benefícios. Qualquer reajuste, portanto, está condicionado a um aumento no valor das bolsas, o que inclui as das agências nacionais de fomento.

Com relação à iniciação acadêmica, foi criado um Grupo de Trabalho para discutir e propor solução para casos de alterações nas atribuições – quando, por exemplo, bolsistas passam a desempenhar funções administrativas não previstas no plano de trabalho – e para encaixá-los em atividades diretamente relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão.

Outra demanda dos estudantes diz respeito ao Restaurante Universitário. Os alunos querem ampliar o café da manhã, o horário do jantar e garantir refeições aos sábados. Os representantes da Reitoria informaram que foi criado um grupo de estudo na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis para definir os critérios de acesso à refeição subsidiada. Além disso, informaram que um aditivo contratual foi encaminhado à empresa que gerencia o RU para a ampliação, em meia hora, do horário do jantar. Essa ampliação dependerá da concordância dessa empresa, uma vez que não haverá aumento no valor do contrato. Quanto à possibilidade de abrir o RU aos sábados, o Vice-Reitor informou que é necessário realizar um estudo mais profundo para, além das questões orçamentárias, mapear a demanda de atividades acadêmicas especificamente nesse dia da semana.

Outro ponto em discussão foi o trabalho desenvolvido pelos cursinhos pré-vestibulares. O Prof. Custódio Almeida sugeriu que os estudantes que atuam como monitores nos cursinhos passem a receber bolsas de extensão no próximo ano.

Os estudantes também pediram informações sobre o andamento das obras da Universidade. O Prof. Ademar Gondim assumiu o compromisso de priorizar o processo para concluir as obras em andamento, e a UFC Infra irá elaborar uma lista com as obras e a previsão de conclusão de cada uma delas para apresentar na próxima reunião.

Também ficou acertado um encontro entre os representantes dos estudantes e a direção da UFC Infra para a próxima sexta-feira (18), para discutir especificamente a readequação de horários de transportes intra e intercampi.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331.